Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu STF

Cármen Lúcia envia a ministros do STF lista de ataques à corte

Nela se destacam os xingamentos de Ricardo Montemor e críticas de Carlos Fernando dos Santos Lima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prédio do STF com a estátua da Justica
Prédio do STF com a estátua da Justica - Alan Marques/ Folhapress

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, enviou a colegas, em um envelope fechado, o levantamento que a segurança do tribunal fez sobre ataques sofridos por magistrados da corte na internet.

DUPLA 

Nele se destacam os xingamentos do promotor Ricardo Montemor, que já está sendo investigado pela corregedoria do MPSP (Ministério Público de SP), e críticas recorrentes do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da Lava Jato em Curitiba.

OU VAI... 

Magistrados do STF abriram diálogos com a PGR (Procuradoria-Geral da República) para que alguma providência seja tomada já que se consideram vítimas de injúria e difamação, como a coluna revelou na quinta (26). Caso contrário, estudam abrir um inquérito no próprio STF contra o procurador.

LEVIANO 

Carlos Fernando já responde a processo disciplinar por ter chamado Michel Temer de “leviano, inconsequente e calunioso”. O corregedor Orlando Rochadel Moreira recomendou oficialmente a ele que se abstivesse de emitir juízos de valor nas redes sociais em relação a políticos, partidos e investigados.

LIVRE 

Lima ignorou a recomendação. Na quinta (26), ele afirmou que a possibilidade de o Supremo abrir um processo “somente demonstra autoritarismo e é incompatível com a liberdade de expressão”. Disse ainda que decisões da Justiça “devem ser cumpridas, mas não isentas de serem criticadas”. 

PELO MUNDO 

A Companhia das Letras e o grupo Random House preparam dois livros sobre a Lava Jato na América Latina. Um deles será para os países de língua espanhola e o outro, para o Brasil. O projeto reuniu 12 repórteres em oito países. A obra brasileira será editada pelo jornalista Guilherme Amado.

ENDEREÇO 

O desembargador aposentado Carlos Teixeira Leite Filho vai à OAB-SP na próxima semana buscar sua carteira de advogado. Ele vai se incorporar à equipe do Thomaz Bastos, Weisberg & Kurzweil, banca especializada em recuperação judicial.


A top Alessandra Ambrosio fotografada em Seul para a capa da edição de maio da revista Vogue
A top Alessandra Ambrosio em Seul - Rafael Pavarotti

ORIENTE

A top Alessandra Ambrosio foi fotografada em Seul para a capa da edição de maio da revista Vogue; a publicação chega às bancas na quarta (2)


CHECK IN 

Um problema no site Booking ofereceu diárias com 94% de desconto para o Réveillon na Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha. Foram realizadas mais de 200 reservas. Considerada uma das mais luxuosas da ilha, ela conta com apenas dez quartos. E cobra R$ 10 mil por dia na passagem de ano.

CHECK OUT 

Os hóspedes tiveram as reservas canceladas pelo próprio site. Mas muitos entraram em contato com a pousada e alegaram prejuízos por já terem comprado a passagem aérea. 

 

O estabelecimento afirma que o telefone ficou ocupado dias inteiros, o que impossibilitou a entrada de novas reservas.

NOVO RUMO 

A Booking diz que entrou em contato com todos os clientes afetados e os cancelamentos foram “sem custo algum”. A empresa também se disponibilizou a “apoiá-los com novas opções”.

DECOLAGEM  

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, desembarca neste fim de semana na Inglaterra para participar de um seminário sobre economia criativa na universidade Queen Mary, em Londres. Saron foi convidado para ministrar uma palestra sobre investimento privado no setor cultural.


NA PASSARELA

O estilista Reinaldo Lourenço |1| recebeu convidados na quinta (26) para comemorar a 45ª São Paulo Fashion Week. O empresário e apresentador Marcelo de Carvalho e a namorada, Simone Abdelnour, foram ao evento. A modelo Bianca Della Fancy e a empresária Alessandra Cozzi também passaram pela festa, no restaurante Vista. 


EM FOCO

O Museu da Imagem e do Som abriu a mostra “Maio Fotografia”, que tem obras de José Oiticica Filho e Walter Carvalho, na semana passada. O secretário municipal da Cultura, André Sturm, compareceu ao evento. 


CURTO-CIRCUITO

OAnuário da Justiça Brasil 2018”, lançado pela Conjur, traz pela primeira vez as tendências de votações do STJ.

A escritora Fernanda Young comemora seu aniversário neste sábado (28) com ação social. Às 23h30, no Club Jerome.

Os participantes do programa Red Bull Music Pulso fazem show neste sábado (28) . Às 17h, na Red Bull Station.

Iara Rennó faz neste sábado (28) o show “Macunaíma Ópera Tupi”. Às 18h30, no Tapera Taperá.

com Bruna Narcizo, Bruno B. Soraggi e João Carneiro

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.