Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PT quer propor a candidatos de centro-esquerda que defendam indulto para Lula

O único que prometeu o perdão judicial a ele até agora foi Guilherme Boulos, do PSOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O PT pretende propor aos candidatos de centro-esquerda que defendam o indulto para Lula na campanha eleitoral. O único que prometeu o perdão judicial a ele até agora foi Guilherme Boulos, do PSOL.

DE NOVO 

Esse deve ser um dos pontos centrais do discurso de campanha do partido, caso tenha candidato próprio: tirar Lula da cadeia para que possa concorrer em 2022.

NEM DEUS 

Ao saber da declaração do ex-ministro Jaques Wagner de que o PT pode indicar um vice numa chapa de Ciro Gomes, a presidente Gleisi Hoffmann reagiu: “Mas ele não sabe que o Ciro não passa no PT nem com reza brava?”.

SÓ DEUS 

E o ex-presidente tem reclamado da programação da TV aberta, a única a que tem acesso na sala em que está preso. Ele diz que não aguenta mais ver tanto programa religioso na tela. Lula afirma também que se recusa a ver telejornais.

NA PRAIA 

Geraldo Alckmin avalia que a onda de Jair Bolsonaro já passou. E que as de Marina Silva e Ciro Gomes, que cresceram depois da prisão de Lula, estão quebrando na praia também. A dúvida é a consistência do movimento em torno de Joaquim Barbosa.

MARTELO

A casa do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, do falido Banco Santos, ainda não recebeu nenhum lance. O imóvel foi levado a leilão pela terceira vez por R$ 35 milhões. O grupo de credores, que não a venderia por menos de R$ 94 milhões, aceitou reduzir o valor. O pregão se encerra no dia 15 de maio.

PASTA 

O governo do Paraná criou a Secretaria da Administração Penitenciária, que será comandada pelo coronel da Polícia Militar Élio de Oliveira Manoel, e passa a administrar, por exemplo, o Departamento Penitenciário (DEPEN) e o Conselho Penitenciário do Estado do Paraná (Copen), entre outros. 

PASTA 2 

Luiz Cartaxo Moura, que dirigiu o Depen por quase três anos e disse que o sistema já estava preparado para receber Lula, foi demitido. “Agora eu volto à Polícia Civil, que é o meu lugar”, diz ele.


É SHOW

O músico Chico Brown se apresentou na terça (1º), no Bourbon Street. O músico Ariel Oliveira, o compositor Carlos Rennó e a atriz Anah Laise estiveram lá.


A PRAÇA É NOSSA

O coletivo Arouchianos, grupo da comunidade LGBT que frequenta o largo do Arouche, no centro de São Paulo, estuda entrar com um mandado de segurança contra a reforma do espaço proposta pelo ex-prefeito João Doria. A intervenção foi aprovada nos órgãos de patrimônio municipal e estadual.

PRANCHETA 

O jornalista Helcio Beuclair, um dos membros do movimento, afirma que não houve participação popular na elaboração da proposta, mas apenas apresentação do produto final. Diz também que o projeto ignora o “contexto histórico, artístico, cultural, econômico e político da comunidade LGBT no local.

TUDO CERTO

A prefeitura declarou que promoveu audiências públicas desde 2017 e que um “ponto de atendimento para a comunidade LGBT” entrou nos planos. Afirma ainda que a reforma atende a uma demanda por “um espaço revitalizado, seguro e que celebre a diversidade, mas sem promover a criação de um gueto que incentive a segregação”.

ESTRANGEIRISMO

O arquiteto Greg Bousquet, do Triptyque, escritório responsável pelo projeto, diz que a empresa fez um estudo de 20 dias no local, entrevistando os frequentadores. Segundo ele, o projeto evoluiu desde o pedido inicial da prefeitura, afastando-se da ideia de Doria de criar no local um “boulevard francês”, que “era realmente um absurdo”.

MEIO SÉCULO 

O artista gráfico Elifas Andreato deve lançar em julho um livro que celebra seus 50 anos de carreira. A obra reúne mil trabalhos produzidos por ele, como capas para discos de Chico Buarque, Criolo, Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Tom Zé. A publicação também traz projetos do paranaense para a imprensa e o teatro. “É um balanço de uma vida”, diz Andreato.

CONTAS EM DIA

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) exibirá o documentário “No Caminho do Superendividamento” em 14 salas de cinema de sete estados no dia 5 de maio. Produzido pelo Idec e pelo Coletivo Bodoque, o filme de 23 minutos conta a história de um professor endividado que tenta reorganizar suas finanças. 

 

Em São Paulo, a película será projetada no cinema do Matilha Cultural.


AQUI POR PERTO

O espetáculo “No Não Longe”, dirigido por Alexandre Leal e estrelado por Natalía Moço, estreou na sexta (27). O músico Andrei Furlan |3| é um dos respon-sáveis pela trilha sonora da peça. 


CURTO-CIRCUITO

A terceira edição da Feira Nacional da Reforma Agrária começa nesta quinta (3) e vai até o domingo 6, no Parque da Água Branca.

José Renato Nalini será homenageado hoje com jantar na casa de Nelson Wilians. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.