Descrição de chapéu Copa do Mundo

Mineirão ignorou trauma e trocou as redes do 7 a 1 por estilo

Torcedores pediram a volta do modelo conhecido como véu de noiva

Atacante Fred, do Cruzeiro, que esteve em campo no 7 a 1, em lance no Mineirão com a nova rede instalada - Marcos Fialho - 17.jan.2018 - Codigo19/Folhapress

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Edoardo Ghirotto
São Paulo

As redes balançadas sete vezes pelos alemães na semifinal da Copa do Mundo de 2014 estão guardadas em uma sala anexa ao museu do Mineirão à espera de exposições e de outros projetos.

A administração do estádio diz ter atendido no início deste ano aos pedidos de torcedores e trocou as traves, com o fundo retangular de acordo com o padrão da Fifa, por aquelas conhecidas como véu de noiva. O modelo com a rede caída já era utilizado antes da reforma para a Copa-2014.

A estreia foi na rodada de abertura do Mineiro, na vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Tupi, em 17 de janeiro. 

As redes usadas no Mundial foram catalogadas por museólogos antes de serem embaladas. Elas estão guardadas junto com outros itens que poderão ser expostos no museu, como camisas doadas por seleções e clubes.

No período da Copa do Mundo da Rússia, entre os dias 14 de junho e 15 de julho, o estádio pretende fazer uma exposição temporária com itens referentes à Copa-2014. Uma das redes está entre os objetos que serão expostos. 

O outro exemplar fará parte de um projeto que o Mineirão mantém em sigilo. A administração do estádio diz que está negociando uma parceria que, entre outras atividades, poderá levar a rede para mostras pelo país.

Segundo Ludmila Ximenes, gerente de relações institucionais do Mineirão, a retomada de uma tradição foi o único motivo para a troca.

“Não faz sentido dizer que as redes davam azar. O 7 a 1 foi um acontecimento histórico que, para o estádio, foi até positivo, porque colocou o Mineirão no circuito mundial. O turista estrangeiro que vem a Belo Horizonte sabe agora que existe um grande estádio aqui”, afirmou.

Ximenes declarou que o Mineirão não possui números para precisar o aumento no fluxo de turistas de fora do país. Mas disse que o estádio teve de contratar mais funcionários bilíngues para atender os estrangeiros que querem realizar o tour pelo local. 

Aproximadamente 60.000 pessoas fazem as visitas guiadas anualmente.

Relacionadas