Descrição de chapéu Portugal

EDP Portugal deve rejeitar proposta de R$ 39 bi de chinesa, diz agência

A China Three Gorges ofereceu 9,07 bilhões de euro pelo controle da maior elétrica portuguesa

António Mexia, presidente do Conselho de Administração da EDP Energias do Brasil, em Portugal - Pedro Nunes/Reuters

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

A EDP Energias de Portugal está pronta para rejeitar a oferta de 9,07 bilhões de euros (cerca de R$ 39 bilhões) da China Three Gorges, alegando que a proposta subestima a maior empresa de energia do país, disse a agência Bloomberg citando pessoas com conhecimento do assunto.

O conselho da EDP, que poderá se reunir nesta semana, vê o lance atual de 3,26 euros por ação tão baixo quanto o prêmio de 4,8% sobre o fechamento de sexta, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas porque as discussões são privadas.

A EDP também está trabalhando com assessores, incluindo o Grupo UBS AG, em uma defesa potencial, disseram. 

Representantes da EDP e do UBS se recusaram a comentar à Bloomberg.

As ações da EDP sobem nesta segunda, sinalizando que os investidores esperam que os chineses aumentem a oferta para ter o controle total da portuguesa —eles já têm uma participação de mais de 20%.

A elétrica portuguesa enviou comunicado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), regulador do mercado português, afirmando que a proposta da China Three Gorges está condicionada à não obrigação de a chinesa apresentar uma oferta pública pela unidade da portuguesa no Brasil, a EDP Energias do Brasil.

Relacionadas