Publicidade
Publicidade

Em vídeos sobre Jogos Olímpicos, Rio é representado por festa, floresta e favela

A menos de um mês do início da Olimpíada do Rio, campanhas publicitárias sobre a cidade-sede começaram a ser lançadas para promover marcas ligadas à competição.

O ângulo escolhido para retratar a cidade varia. Enquanto algumas empresas escolheram exibir as belezas naturais da capital fluminense, há quem prefira focar nos problemas dos morros cariocas.

A varejista norueguesa de esportes XXL Sports & Outdoor lançou anúncio em que um garoto foge de policiais dentro de uma favela. A produção é cinematográfica e tem até a participação de Ronaldinho Gaúcho.

"À sombra das celebrações da Olimpíada você encontrará crianças de rua do Rio vivendo em favelas, onde a imagem glamorosa da competição é destruída por pobreza", diz a empresa em nota para promover o vídeo.

"[Esporte] pode superar obstáculos e resolver conflitos", afirma a XXL. "Cria unidade e solidariedade, preparando o terreno para diálogos. É isso que buscamos com nosso comercial."

Comercial da varejista norueguesa XXL sobre os Jogos Olímpicos do Rio

ESTEREÓTIPOS
Nesta semana, uma campanha promocional publicada pela BBC que mostra animais praticando esportes na Floresta da Tijuca causou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas fizeram críticas, afirmando que o trailer trata o país de forma estereotipada.

Vídeo da BBC feito para a Rio-16

No dia 30 de junho, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos lançou vídeo em que mostra os atletas falando sobre as expectativas para os Jogos. Alguns são perguntados sobre como definem o Brasil.

"Pelé, é o meu cara", responde Miles Chamley-Watson, da esgrima. Joe Berenyi, ciclista paraolímpico, diz se lembrar do "samba e todo esse tipo de coisa", enquanto a ginasta Shawn Jonhson East afirma que o país é lembrado por ser "bom em festejar".

No final do vídeo, uma mensagem do Comitê aparece sobre a areia de uma praia: "Rio, mal podemos esperar para te ver. Com amor, EUA."

Vídeo do Comitê Olímpico dos Estados Unidos sobre a Rio-16

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade