Publicidade
Publicidade

Abertura da Rio-2016 é elogiada pela imprensa internacional; veja repercussão

A maioria dos veículos estrangeiros que acompanhou a cerimônia de abertura da Rio-2016 elogiou o evento, embora alguns tenham destacado episódios além da festa, como os protestos desta sexta (5) e as vaias ao presidente interino Michel Temer.

"Olimpíada começa com um espetáculo no Rio", diz a manchete do site do "New York Times" na manhã deste sábado (6).

Na primeira página da versão impressa, no entanto, a legenda da foto lembra os problemas enfrentados pela cidade às vésperas da competição. "Os Jogos Olímpicos de 2016, cheio de problemas que vão da poluição ao planejamento, começaram nesta sexta-feira no Maracanã".

Reprodução
Capas do Wall Street Journal, La Nación e New York Times repercutiram abertura da Rio-2016
Capas do Wall Street Journal, La Nación e New York Times repercutiram abertura da Rio-2016

O "La Nación", da argentina, optou por uma abordagem positiva: "O Rio é uma festa", afirma na capa da edição deste sábado.

Já o "Wall Street Journal", dos Estados Unidos, diz na primeira página de hoje que "após dificuldades, Olimpíada do Rio tem um começo colorido". Na versão online, o tom é o mesmo: "Olimpíada começa com pompa e alívio."

O site do jornal britânico "The Guardian" destacou a temática escolhida pelos organizadores. "Cerimônia de abertura entrega as boas-vindas do Brasil para o mundo —e uma mensagem sobre mudança climática", afirma em seu site.

O site do "Washington Post" coloca "abertura do Rio tem orçamento pequeno e apelo grande" como manchete.

Já o site alemão Deutsche Welle define a abertura como um evento de "sentimentos mistos". Enquanto lembra os "protestos fora do estádio e vaias para o presidente", o veículo fala sobre "um final feliz para um herói trágico", em referência ao acendedor da pira olímpica, Vanderlei Cordeiro de Lima, que se tornou famoso após ser agarrado durante a maratona de Atenas-2004.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade