Publicidade
Publicidade

No hipismo CCE, brasileiros disputam medalha contra o próprio técnico

Treinada pelo bicampeão olímpico Mark Todd, a equipe brasileira de CCE (concurso completo de equitação) chega pela primeira vez a uma Olimpíada com esperança de conseguir alguma medalha.

Nessa modalidade do hipismo, em que Todd é uma espécie de lenda, cinco conjuntos (cavalos e cavaleiros) competem em provas de adestramento, cross country e salto. As medalhas são distribuídas por equipe e individual.

"O Mark é um cara que tem desejo grande de ganhar. E por isso ele, com 60 anos, é um dos favoritos a ganhar mais uma medalha individual", disse Carlos Paro, 37, um dos cavaleiros da equipe brasileira.

John MacDougall/AFP
Mark Todd, da seleção de hipismo da Nova Zelândia, durante apresentação na Rio-2016
Mark Todd, da seleção de hipismo da Nova Zelândia, durante apresentação na Rio-2016

O time -que inclui ainda Ruy Fonseca, 43; Marcio Carvalho Jorge, 41; Marcio Appel, 37; e Nilson Moreira, 39- disputa contra o próprio cavaleiro neozelandês as medalhas, no Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro.

Segundo Ruy Fonseca, 43, um dos principais nomes da equipe, disputar contra o próprio técnico é algo conversado entre eles e não considerado um problema.

"Falamos sobre isso, mas o CCE é uma modalidade com grande espírito de família. Todos se ajudam e trocamos muita informação", disse Fonseca, bronze individual no Pan de Toronto, em 2015.

Além de aperfeiçoar a parte técnica, Todd busca criar nos brasileiros uma "mentalidade de campeão".

"Já disputamos bastante. A ideia agora é ficar entre os melhores. Existem seis ou sete países em condições de ficar entre os três melhores, e o Brasil é agora, pela primeira vez, um deles", disse Paro.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Segundo os brasileiros, a estrutura de baias e da arena do Centro Olímpico, está adequada para o evento e tem sido elogiada por cavaleiros de outras nacionalidades.

O local foi construído para o Pan, em 2007.

Uma das preocupações é com a animação do público, especialmente na prova de adestramento, na qual o silêncio é importante para a concentração dos cavalos, que precisam realizar uma sequência pré-estabelecida de movimentos.

O CCE, modalidade do hipismo que engloba adestramento, cross country e saltos, começou a ser disputada neste sábado (6) e termina na terça (9).

OLHO NELES

Segundo a revista americana "Sport Ilustrated", os favoritos a medalha são Michael Jung, da Alemanha (ouro); Christopher Burton, da Austrália (prata); e Sandra Auffarth, da Alemanha (bronze). Na disputa por equipes os favoritos são Alemanha (ouro), Grã-Bretanha (prata) e França (bronze).

Brasileiros na Rio-2016

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade