Publicidade
Publicidade

Seleção feminina de handebol perde para Holanda e está fora da Rio-2016

Depois da excelente partida contra a Noruega, na estreia do torneio olímpico, tudo indicava que a seleção brasileira de handebol feminino conseguiria, pela primeira vez na história, chegar à semifinal e brigar por uma medalha.

Mas o sonho parou na fechada defesa da seleção da Holanda, atual vice-campeã mundial, que venceu por incontestáveis 32 a 23. Com mais foco, as holandesas travaram a central Ana Paula Rodrigues, que não conseguiu jogar.

O placar elástico pode ser explicado, em parte, pelo risco que o Brasil correu nos minutos finais do jogo tentando reverter a desvantagem.

No fim da partida, o choro de tristeza nos olhos das jogadoras brasileiras contrastou com o sorriso aberto das holandesas. A torcida, entretanto, incentivou o time brasileiro com aplausos e gritos.

"Nosso sonho era muito grande e tomamos esse tombo. Hoje o nosso jogo foi horrível", disse a goleira Mayssa Pessoa, logo após o jogo.

Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress
Jogadoras brasileiras lamentam derrota para a Holanda nas quartas de final da Rio-2016
Jogadoras brasileiras lamentam derrota para a Holanda nas quartas da Rio-2016

O Brasil, campeão do mundo em 2013 com a maior parte das jogadoras que está no Rio, sai da competição depois de fazer uma boa fase de classificação e ficar em primeiro no seu grupo.

A Holanda, na primeira fase, foi apenas a quarta colocada na sua chave.

Como ocorreu em todos os jogos da fase de classificação, o Brasil fez um primeiro tempo fraco. Sem conseguir marcar, o time ficou atrás do placar durante todo o tempo. E, desta vez, não conseguiu mais se recuperar.

A exclusão por dois minutos da jogadora Daniela Piedade, na metade do primeiro tempo, fez com que a Holanda abrisse três gols de vantagem no placar. Ao todo, o Brasil teve outras cinco punições desse tipo durante toda a partida.

Depois disso, as europeias nunca mais perderam o controle do jogo.

Pelo contrário. Na segunda etapa, o drama começou a aumentar para a seleção brasileira, na medida em que o relógio corria.

Até a torcida, que jogou junto com a seleção brasileira durante todos os jogos na Arena do Futuro, entendeu isso. Começou a gritar o já famoso "Eu acredito, eu acredito" muito antes da metade do segundo tempo.

No handebol, os dois tempos da partida têm 30 minutos.

Faltando dez minutos para acabar o jogo, a Holanda já abria cinco gols de vantagem, uma diferença muito grande em uma partida de alto nível técnico.

Nos dez minutos finais, as holandesas apenas administraram a partida. Elas agora farão a semifinal com a vencedora de Espanha e França, que jogam às 13h30 nesta terça (16).

Já ao Brasil, resta aguardar os demais resultados para saber como terminará a Rio-2016. A melhor colocação possível é um quinto lugar.

FUTURO

O técnico dinamarquês Morten Soubak, que está há sete anos no comando da seleção, anunciou que treinará o Brasil até 2017. O próximo ciclo olímpico será marcado por uma reformulação no esporte. Jogadoras mais experientes, como Dani Piedade, anunciaram que estão saindo da seleção.

"Nós temos jogadoras jovens, de 17 a 19 anos, de alto nível. A reposição existe, mas claro que elas precisarão de tempo para entender como é jogar na seleção adulta, em alto nível", anunciou Soubak.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade