Mercado de Voto
Comissão de sindicância deve sugerir cassação de deputados


17/05/97
Editoria: BRASIL
Página: 1-5


da Sucursal de Brasília

A comissão de sindicância da Câmara deverá sugerir a abertura de processo para cassação do mandato de cinco deputados citados nas gravações, obtidas pela Folha, que denunciam a compra de votos para aprovação da emenda da reeleição.
Segundo avaliação de membros da comissão, há indícios de que os deputados Ronivon Santiago (sem partido-AC), João Maia (sem partido-AC), Zila Bezerra (PFL-AC) e Chicão Brígido (licenciado-PMDB-AC) cometeram crime de corrupção.
O coordenador da comissão, Severino Cavalcanti (PPB-PE), considera precipitada qualquer decisão antes de receber o resultado da análise das fitas, que está sendo feita pelo perito Ricardo Molina, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Vozes
Molina vai confirmar se as vozes nas gravações são de Ronivon e de Maia. O laudo ficará pronto terça-feira, prazo final para a comissão concluir as investigações. Para evitar a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), os líderes governistas vão acelerar a tramitação dos processos de cassação dos envolvidos, em especial de Ronivon e Maia, considerados ''réus confessos''.

''Senhor X''
Nos diálogos divulgados pela Folha, os dois contam ao ''Senhor X'' -como está sendo identificado o autor das gravações- que receberam dinheiro para votar a favor da reeleição. Zila, Osmir e Chicão são citados por Ronivon como beneficiados pela negociação.
Segundo o líder do PFL, Inocêncio Oliveira (PE), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), para onde irão os processos de cassação, vai trabalhar rapidamente na análise das denúncias.


Pressa
''O presidente da CCJ, Henrique Eduardo Alves, tem interesse de trabalhar de manhã, de tarde e de noite para que o mais rapidamente possível a Câmara possa dar satisfação à sociedade, punindo os responsáveis'', afirmou o deputado Inocêncio.
Apesar da pressa, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que o direito de defesa dos acusados será garantido.
''Para não dizerem que a Câmara se transformou num tribunal de inquisição, vamos assegurar o amplo direito de defesa a todos'', afirmou Inocêncio.
O líder não tem dúvidas de que Ronivon Santiago e João Maia receberam dinheiro para votar a favor da emenda constitucional que poderá permitir a reeleição do presidente.
''Os dados indicam, as fitas são claras: os dois são réus confessos e eu não tenho dúvidas sobre o assunto'', disse.

Investigação
A comissão de sindicância deverá propor que as assembléias legislativas investiguem os governadores do Acre, Orleir Cameli (sem partido), e do Amazonas, Amazonino Mendes (PFL).
Os governadores são acusados de terem pago entre R$ 100 mil e R$ 200 mil para os deputados.
Há divergências na comissão sobre qual providência será sugerida em relação ao ministro Sérgio Motta (Comunicações).
Nas gravações, Maia disse que o ministro participou da compra de votos.


Leia mais
"Senhor X" diz ter mais fitas sobre compra de votos para a reeleição



Prêmio Folha

Mercado de Voto

Conexão Manágua

Segredos do Poder


Educação

Conflito no Líbano

Folha revela como empreiteiras e bancos financiaram o jogo eleitoral

Fotos e documentos derrubam versão oficial do caso PC


Prêmio Folha Categoria Fotografia
Pátria armada
Dia de terror
São Paulo de patins
Tentativa de assalto
PC no IML
Socorro. Polícia
Miragem
Garimpeiros do lixo


Veja todos os vencedores dos anos anteriores
1999

1998

1997

1996

1995

1994

1993

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.