Comentários

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

Comentários de Germano Beraldo
Em 09/08/2009 00h33
As pessoas que são realmente da área médica, poderiam contribuir mais com esse forum, pois como pode se notar as dúvidas e falta de informação são muitas. Abraços.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 09/08/2009 00h30
A pessoa que escreve "Fernanda Scavacini", ao que tudo indica existe sim. É só fazer uma pequena pesquisa pelo nome na NET, tem várias materias sobre ela. A pessoa que escreve aqui em nome do MS, tem um discurso coerente com as declarações do MS. Então tudo indica que seja verdadeiro mesmo. As respostas são muito parecidas pois, ao que tudo indica, as dúvidas tbem são. Abraços.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 09/08/2009 00h22
[Leo Santos]
As grávidas têem o sistema imunológico comprometido em função da gestação. A explicação é esta. Um dado importante e que poucos ainda "pescaram" é que a gripe comum vem matando muitas pessoas a muito tempo. E muita gente não se deu conta disso. Abraços.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 07/08/2009 18h06
[Marcos L.]
Então vc deverá ter "olho puxado" senão não vai funcionar meu caro ... rs, é claro que vc pode fazer uma plástica pra enganar o vírus. A montanha é uma opção interessante, notou que Minas Gerais não tem nenhum caso de óbito? sabe-se que tem muitas montanhas por lá ... Abraços.

Em Gripe suína
3 opiniões
avalie fechar
Em 07/08/2009 17h01
[WN]
O anticorpo, criado pelo organismo através da vacina, reconhece o vírus como se fosse uma chave em uma fechadura, ele só vai agir corretamente na fechadura certa. Já lí alguns artigos que ele tenta englobar o vírus, mesmo com algumas mutações deste, mas nem sempre é bem sucedido. É uma boa questão para os epidemiologistas. Isso quer dizer o seguinte, o anticorpo para o H1N1 de outras pandemias não vai reconhecer o H1N1 da gripe suína. Isso é o que dizem os especialistas. É até coerente pois se tivesse algum efeito, bastaria indicar a vacina da gripe sazonal para todos. Particularmente acredito que a vacina estimula o sistema imunológico e este fica em alerta, o que pode ser benéfico em uma infecção de vírus desconhecido.
A questão dos índios é o seguinte, o governo tem uma política de vacinação das tribos indíginas, então essas já possuem os anticorpos para as doenças mais comuns. Abraços.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 07/08/2009 05h36
[João Poço]
Estava imaginando se uma situação dessas seria possível e vc acaba de confirmar. Fico imaginando agora o comportamento desses dois vírus. Irão se combinar? concorrer um com o outro? A estatística, mais uma vez deverá demonstrar o comportamento de ambos. No pior cenário não haverá concorrencia e teremos casos como o da sua filha, com os dois vírus. Um vitimando pessoas idosas, outro jovens e adultos, poderemos ter o dobro de casos de gripe. No melhor cenário a concorrência entre ambos irá dividir o número de casos ou então o vírus mais adaptado ou mais agressivo, prevalecerá. (Será um prato cheio aos paranóicos de plantão). Coitado do Temporão ...

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 06/08/2009 20h23
Diante de uma situação grave, vc tem duas alternativas, agir ou esperar que alguém resolva o problema por vc. Ficar só se lamentando, reclamando, colocando a culpa em outros, só atrapalha quem está tentando encontrar uma solução. Se não puder fazer parte da solução, então, pelo menos, não faça parte do problema, Abraços.

Em Gripe suína
7 opiniões
avalie fechar
Em 06/08/2009 20h08
Pode-se calcular a taxa de letalidade em função de uma determinada população. Isso permite comparar informações de várias fontes com o mesmo número de população. A forma de calcular é:
(n. de óbitos / n. de casos)*100.000 = tx letalidade/100.000 habitantes.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 06/08/2009 16h13
Diante de uma guerra, vc tem duas atitudes que precisa tomar. Lutar ou esperar que alguém te salve. O inimigo já chegou até vc, foi mais rápido, já mostrou os dentes e quer pegá-lo. Vc pode enfrentá-lo ou deixar que ele te pegue, em uma atitude passiva de mêdo e desespero. As armas são a informação correta e precaução. Criticar o general a essa altura não ajuda muito, até porque não é ele o inimigo mas sim o vírus. Grandes batalhas foram vencidas por pessoas que decidiram lutar ao invés de esperar a morte, mesmo estando em situação inferior. Ficar só reclamando, criticando e esperando que a cavalaria chegue a tempo, não ajuda muito neste momento, faça sua parte. Abraços.

Em Gripe suína
10 opiniões
avalie fechar
Em 06/08/2009 14h56
[WN]
Já foi dito anteriormente (informação não confirmada), que insere-se na vacina anual contra gripe, as variações que surgiram do H1N1 em pandemias passadas.
O que ocorre atualmente é uma mutação ainda não conhecida do H1N1.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 06/08/2009 05h14
Marcelo Bruno
Tem formas de ilustrar isso melhor, sem dúvida. Como por exemplo a taxa de letalidade por 1000 habitantes, que pode ser obtida através de um universo menor, como vc mencionou de forma mais confiável. Pode-se obter por regiões, como sul, sudeste, norte. Pode-se extrair uma média das taxas de letalidade, ao longo das medições, para constatar-se alguma tendência de alta ou queda, mesmo com dados não muito precisos. O que fiz foi utilizar os mesmos critérios de algumas pessoas aqui, calcular os índices com as informações de casos x óbitos que são divulgadas, o que não acho muito confiável. Abraços.

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 05/08/2009 23h29
Parece que o Collor assustou, mesmo, a oposição com aquele olhar de "lutador de vale tudo" ...

Em Senado
12 opiniões
avalie fechar
Em 05/08/2009 15h15
Com relação a taxa de letalidade, é preciso observar que os números de casos não são confiáveis desde que a OMS, parou de divulgar estatísticas confiáveis de contaminações. O número de mortes é (infelizmente) muito mais confiável pois as mortes são, na grande maioria das vezes, documentadas e as causas devidamente estabelecidas.
Novamente fazendo-se aquela analogia (que muitos não gostam) de gripe sazonal com suína apenas pelo número de mortes. A gripe sazonal oferece um bom indicativo pois ésta já é acompanhada a muito mais tempo e seus índices de letalidade são muito mais confiáveis. Observa-se que em média e na melhor das hipóteses a gripe sazonal tem 2200 mortes por mês (este número é maior nos meses de inverno), calculei com 27.000 mortes por ano, exlcuindo-se o percentual de idosos, 40%, em uma população de 45.000 óbitos. Com este número as pessoas podem ter uma noção do avanço da gripe suína até o presente momento, ou seja, merece toda nossa atenção como uma doença nova mas, não é preciso pânico, apenas precaução, informação e bom senso. Abraços.

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 05/08/2009 14h42
Para Tatiana Wambier,
Tudo indica que há realmente esta relação. Mas neste caso, não há o que fazer a não ser dar mais atenção a estes grupos de risco. A menos que haja uma forma segura de atuar nesse ciclo do estrógeno, em favor do doente. Mas a essa altura do compeonato, possivelmente a vacina seja a melhor alternativa.
Abraços.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 05/08/2009 14h29
As comparações com outros países precisam ser melhor analisadas. Os sistemas de saúde desses países podem estar sendo mais eficientes no atendimento e os casos urgentes tratados a tempo. Os países descritos estão atravessando o verão, período normalmente com menor atividade do vírus, o nível de informação da população sobre a doença e a relação sócio econômica das pessoas atingidas pela doença. É preciso analisar a população atingida, as áreas de distribuição da doença e até fatores genéticos. Relacionar medicação com número de óbitos, como única via, pode não ser uma forma correta de analisar. Abraços

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 05/08/2009 14h18
O protocolo mudou, porque as mortes aumentaram. A distribuição do remédio será mais facilitada e ampliada pois, não estão conseguindo detectar e receitar para os casos graves em tempo hábil. É uma forma de compensar uma deficiencia do sistema. Esse procedimento pode ser uma faca de dois gumes, levando a resistência do vírus. Mas somente a análise dos resultados confirmarão sua eficiencia. Esperamos que funcione.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 04/08/2009 19h11
Pra quem gosta de números ...
Em 1918 estima-se que faleceram 120.000 pessoas pela gripe espanhola, no Brasil.
Atualmente no Brasil morrem por ano: 48.000 por homicidios (vitimando mais jovens entre 20 a 40 anos). O cigarro mata: 80.000 por ano.
Nas estradas 42.000 pessoas por ano, desses 90 % são por falha humana. Isso significa que se reduzirmos o número de fumantes, melhorar as ações da justiça e concientizarmos melhor os motoristas, poderemos salvar anualmente, aproximadamente o mesmo número de pessoas que morreram em 1918.
Ou em uma linguagem mais facil de se entender, atualmante qualquer pessoa tem:
800 vezes mais chances de morrer por problemas relacionados ao cigarro.
480 mais chances de levar um tiro.
420 mais chances de morrer em um acidente de carro do que de gripe suína.

Em Gripe suína
16 opiniões
avalie fechar
Em 04/08/2009 17h33
[André Taffarello]
Doenças cardiovasculares : 300.000 por ano no Brasil.
Câncer: 140.000 por ano.
Mas este é o ano do H1N1.
Abraços.

Em Gripe suína
20 opiniões
avalie fechar
Em 04/08/2009 00h59
Sr. José Carlos,
não sou do MS, mas gostaria de opnar sobre suas indagações, se me permite:
1- A resistência do vírus ao medicamento pode vir pela exposição excessiva ao medicamento. Isso aconteceu com experiencias em laboratório. Observou-se também que algumas pessoas que tomaram anti-virais, anteriormente para outras enfermidades, o medicamento não estava sendo eficaz para a gripe suína, ou seja, o organismo, adquiriu uma resistência ao medicamento. O Tamiflu é vendido somente com receita médica em qualquer país, seja lá de que forma for, Farmácia, correio, Internet. Portanto sempre será comercializado com a autorização/supervisão de um médico e para o tratamento da gripe suína. A utilização dos anti virais somente para os casos graves é uma recomendação da OMS. O país que não adotar este procedimento, deve assumir os riscos de tal ação perante sua população, pois as chances de surgir um vírus e pessoas mais resistentes em suas terras, será bem maior e mais mortes ocorrerão . Ao que parece em outros países a detecção da doença e da gravidade esta ocorrendo de forma mais eficaz que aqui, assim como a distribuição pra quem precisa.
2- pelo que tenho lido, basta seu médico preencher um formulário específico e lhe passar a receita. Depois terá que adquirir nos locais de distribuição. As pessoas devem se lembrar que medicina NÃO é uma ciência exata, muitos de seus procedimentos se baseiam em fatos e observações. Um vírus segue apenas uma "lógicia", sobrevivencia. Abraços.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 01/08/2009 14h56
[João Poço]
Não me arriscaria a uma afirmação destas, (talvez um infectologista por aqui possa te responder melhor) em tese, teria a mesma eficácia mas dada a complexidade envolvida na produção de uma vacina, especialmente na fase de testes, a resposta imunológica e a evolução das mutações do vírus, particularmente eu confiaria mais em uma vacina produzida e testada por aqui pelas Instituições nacionais, Fiocruz, Butantã etc. Abraços.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

FolhaShop

Digite produto
ou marca