Comentários

Mais resultados: 1 2

Comentários de Rodrigo Riul
Em 17/03/2009 18h42
Senti-me envergonhado quando o Clodovil foi eleito deputado e ainda me sinto (sem essa de virar santo depois da morte). Fiquei impressionado, entretanto, com os projetos aprsentados por ele. Enfim, a passagem do Clodovil pela camara traz a tona alguns pontos interessantes:
1) Voto distrital ja. Sem essa de 1% dos votos num estado elegerem um deputado. 1% eh margem de erro. A pessoa tem que ser eleita com a maioria dos votos em seu distrito, disputando contra um candidato de cada coligacao e nao no estado disputando contra centenas.
2) A midia criticou a eleicao do Clodovil e os humoristas se esbaldaram. Ate ai tudo certo. Porem, nao foi feita justica de se mostrar os projetos que ele apresentou.
3) O povo brasileiro cada vez mais se mostra muito alienado. Nos EUA e na Europa sabe-se quais os projetos foram apresentados, por quem e quem votou em que. Mais uma vez o voto distrital ajuda. A populacao de um distrito vai fiscalizar de perto o trabalho que o deputado eleito naquele distrito esta fazendo. Nenhum deputado pode se dar ao luxo de desaparecer na coletividade.

Em Clodovil
sem opinião
avalie fechar
Em 17/11/2008 01h30
A grande questão que aparece aqui é "qual a extensão da lei da anistia?", ou melhor "o que deve ser anistiado?".
Pessoalmente acredito que devam ser anistiados aqueles que foram perseguidos por simplesmente expressarem suas opiniões, aqueles que foram torturados por simplesmente não concordarem com a ditadura. Penso nos músicos (Vandré me vem a cabeça), nos cartunistas (Henfil), nos políticos (aqueles que não mataram ninguém, só cometeram o pecado de falar). A ditadura militar não perseguia apenas guerrilheiros armados, sequestradores e assaltantes. A ditadura perseguia pessoas que escreviam, discursavam, falavam, expressavam suas opiniões a respeito do país e da forma como o governo era conduzido.
Acredito que pessoas que sequestraram e mataram durante a ditadura deveriam ser julgadas por isso. Da mesma forma, acredito que a pr[opria ditadura deva ser julgada pelo crime maior de derrubar um governante eleito democraticamente (João Goulart foi eleito vice-presidente) e reescrever as leis à margem das intituições democráticas.
Torturar e matar são crimes adicionais que os militares cometeram e devem ser julgados por isso, mas acima de tudo alguém tem que ter a coragem de assumir que a ditadura militar foi um governo ilegal.
Minhas opiniões políticas são diferentes das do ex-presidente João Goulart, e diferesntes das opiniões do presidente Lula, mas eu nunca poderia apoiar um golpe contra qualquer um deles. Meu golpe é o voto.

Em Arquivos da ditadura
24 opiniões
avalie fechar
Em 15/11/2008 19h14
A grande questão que aparece aqui é "qual a extensão da lei da anistia?", ou melhor "o que deve ser anistiado?".
Pessoalmente acredito que devam ser anistiados aqueles que foram perseguidos por simplesmente expressarem suas opiniões, aqueles que foram torturados por simplesmente não concordarem com a ditadura. Penso nos músicos (Vandré me vem a cabeça), nos cartunistas (Henfil), nos políticos (aqueles que não mataram ninguém, só cometeram o pecado de falar). A ditadura militar não perseguia apenas guerrilheiros armados, sequestradores e assaltantes. A ditadura perseguia pessoas que escreviam, discursavam, falavam, expressavam suas opiniões a respeito do país e da forma como o governo era conduzido.
Acredito que pessoas que sequestraram e mataram durante a ditadura deveriam ser julgadas por isso. Da mesma forma, acredito que a pr[opria ditadura deva ser julgada pelo crime maior de derrubar um governante eleito democraticamente (João Goulart foi eleito vice-presidente) e reescrever as leis à margem das intituições democráticas.
Torturar e matar são crimes adicionais que os militares cometeram e devem ser julgados por isso, mas acima de tudo alguém tem que ter a coragem de assumir que a ditadura militar foi um governo ilegal.
Minhas opiniões políticas são diferentes das do ex-presidente João Goulart, e diferesntes das opiniões do presidente Lula, mas eu nunca poderia apoiar um golpe contra qualquer um deles. Meu golpe é o voto.

Em Crimes da ditadura
32 opiniões
avalie fechar
Em 15/10/2008 03h05
Tem uma outra corrida que tem sido deixada de lado pela midia: o Senado. O crescimento do Obama tem dado impulsao aos candidatos a ao senado do partido democrata. Os mais otimistas acreditam que o partido consegue 60 senadores o que daria aos democratas a possibilidade de mudar sozinhos artigos da constituicao americana.
Por outro lado, na possibilidade remota do McCain ganhar, com o senado e a camara na maos dos democratas e as cicatrizes dessa campanha suja, ele simplesmente nao governa.

Em Eleições nos EUA
4 opiniões
avalie fechar
Em 15/10/2008 02h58
Qual o proximo passo, dona Marta? Colocar a Regina Duarte na TV falando "eu tenho medo"? O Pt, ao inves de se engrandecer com os ataques preconceituosos que sofreu no passado resolveu abracar o preconceito. Panfleto dizendo que Kassab vai derrubar Lula?? Eu sou um liberal, muito mais a esquerda que a direita no espectro politico, mas o PT e sua candidata tem me deixado enojado.

Em Eleições - SP
17 opiniões
avalie fechar
Em 08/10/2008 15h49
Parei de postar aqui ha algum tempo por uma questao de falta de tempo, mas leio de vez em quando. Nao resisti ao ver algumas grandes besteiras sendo escritas. Quero crer que seja por desatencao:
"A CNN, como é de praxe, deu mínima vitória a ele, enquanto na CBS apenas 39% dizem que ele venceu."
A CNN perguntou a telespectadores quem fez o melhor trabalho no debate. Deu 54% para o Obama contra 30% McCain (minima vitoria???). Vale dizer que a quantidade relativa de republicanos entre os entrevistados eh maior que a media do pais (o que deveria beneficiar McCain).
A CBS perguntou a eleitores INDECISOS quem foi melhor: 40% Obama, 26% McCain, 34% empate.
Tem gente aqui que poderia ser contratada pelo comite republicano para ajudar a Anta Palin a contar meias verdades.

Em Eleições nos EUA
8 opiniões
avalie fechar
Em 28/05/2008 15h09
Como eu disse... melhor na mao do Obama que do rei da soja.
E o sofisma de que para o Brasil o melhor sao sempre os republicanos cai quando se lembra de que os presidentes americanos na decada de 80 eram Ronald Reagan e George Bush pai. Pelo que me lembro o Brasil decretou moratoria naquela epoca e a inflacao estava descontrolada.

Em Eleições nos EUA
2 opiniões
avalie fechar
Em 26/05/2008 18h47
Concordo com boa parte dos comentarios do Rodrigues Filho. O governo eh relapso em defender a Amazonia (com todos os seus recursos naturais) e o povo eh alienado demais para protestar.
O cumulo do absurdo foi o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, chamar de mentiroso relatorio do INPE sobre desmatamento da Amazonia. Ele, com todo seu conhecimento de rei da soja contra um relatorio tecnico de uma das agencias mais competentes do pais. O governador requisitou uma reuniao com o presidente sobre o relatorio e foi prontamente atendido.
Nao culpo os EUA ou a Europa ou o Japao por irem ao Brasil buscar recursos naturais. Afinal, o governo nao tem mostrado qualquer disposicao em defende-los. Tambem nao culpo Obama, Al Gore e outros politicos democratas que defendem intervencoes na Amazonia; melhor intervencao internacional que o rei da soja desmatando tudo.

Em Eleições nos EUA
3 opiniões
avalie fechar
Em 26/05/2008 10h34
Preocupar-se com a politica externa americana é sim bastante válido. Mudanças nos EUA afetam não só o Brasil, mas também o resto do mundo (a atual crise é uma exceção, uma crise do mercado de capitais que afetou apenas quem comprava mortgage securities americanos, ao menos por enquanto). Medidas que afetem o comercio internacional não só podem como vão afetar o Brasil.
Quanto ao Brasil e ao Lula:
- A politica monetaria do Banco Central é exatamente a mesma usada pelo Arminio Fraga, e tem tanto méritos quanto problemas.
- FHC enfrentou a crise da Russia, da Asia, 2 crises americanas e inquietacoes com a divida argentina antes de (acertadamente) desvalorizar o real em 1999, o que foi chamado de crise do Brasil.
- Para aqueles que acham o Lula salvador da patria: em que ano a inflacao no Brasil foi posta sob controle? quem era o presidente (dica: topete). E quem era o ministro da Economia?
- Nao vejo qualquer progresso economico nos numeros brasileiros. Vejo um crescimento real do PIB de 3,5% ao ano, o que é pifio para um pais em desenvolvimento (compare com os outros paises do BRIC). A inflacao está em 4,5%, uma meta extremamente alta que foi estabelecida pelo Armínio Fraga em momento de crise, mas que já poderia ter sido reduzida.
- O bolsa familia remedia a situação no curto prazo, mas só complica o longo prazo. Preferiria pegar este dinheiro e investir em geração de empregos.

Em Eleições nos EUA
6 opiniões
avalie fechar
Em 19/05/2008 14h33
Para quem estiver curioso a respeito de dados (verdadeiros) das pesquisas para presidente americano, o site USA Election Polls (jogue no Google ou Yahoo) eh uma excelente fonte. No menu do lado esquerdo clique em General Election Polls. O site lhe dara um menu com todos os principais institutos de pesquisa.

Em Eleições nos EUA
4 opiniões
avalie fechar
Em 19/05/2008 02h28
" Dizer que para Bush falta inteligência é ser desinformado e desconhecer o fato de que ele NUNCA perdeu uma eleição que disputou, e chegou ao ápice na reeleição"
Quantas eleicoes o Severino Cavalcanti perdeu, e quantas venceu? Eh um intelectual como o Bush?
E, de fato, qual a fonte dessas pesquisas? Alem do mais, com o partido democrata ainda em disputa e o partido republicano ja em campanha presidencial eh praticamente impossivel se ter uma pesquisa confiavel. Eu vi uma pesquisa no NY Times em que Obama e McCain estavam praticamente empatados em votos no colegio eleitoral (que eh o que vale no fim das contas), mas havia varios estados na margem de erro.
O que vai acontecer quando os caciques democratas, como AL Gore e Howard Dean, subirem no palanque?
Tem-se que levar em consideracao que os republicanos perderam 3 eleicoes especiais para o Congresso focando em ataques ao Obama. Uma das cadeiras, inclusive, estava com o partido republicano ha decadas e o distrito correspondente esta no canto mais vermelho dos estados vermelhos (=estados republicanos).
Alias, ao inves de olhar para o proprio umbigo 100% do tempo os brasileiros deveriam absorver ideias boas como o voto distrital. (ANtes que vanham com sofismas: nao, eu nao sou a favor do colegio eleitoral que existe nos EUA para se escolher o presidente, mas o voto distrital eh a forma mais justa de se escolher os representantes, tanto na Camara Estadual quanto na Federal).

Em Eleições nos EUA
5 opiniões
avalie fechar
Em 15/05/2008 19h34
Eu realmente nao entendo por que o mundo vai ficar melhor com John McCain que com Obama. O mundo nao precisa de um ex combatente do Vietnam para manter a politica belicista do governo anterior. Eh esse o ponto: apetite por mais guerra? Ou o colega que so pensa no Brasil mas insiste em chamar o Obama de Hussein vai sair do armario e declarar que tem preconceito contra os arabes? Eh disso que o Brasil precisa, preconceito, guerra?
Em que outro ponto, exatamente, os republicanos seriam melhores? Na economia? Nao vi gerar muitos beneficios para o Brasil a conducao economica do governo republicano nos ultimos 8 anos. Os republicanos falam em livre mercado, mas instituem subsidios agricolas e tarifas pesadas de importacao. Isso eh bom para o Brasil? Como, exatamente?
Em meu post anterior coloquei que o que vier eh lucro. Fato. Nenhum republicano consegue ser pior que George W. Bush e McCain esta entre os republicanos mais sobrios, mas longe dos democratas, tanto em assuntos domesticos quanto em politica externa. Ao McCain prefiro a Hillary que, apesar de ter votado na guerra criminosa contra o Iraque (dado que nao se achou qualquer arma de destruicao em massa alem da cabeca acefala do George Bush) tem mostrado um pouco de amadurecimento.

Em Eleições nos EUA
4 opiniões
avalie fechar
Em 13/05/2008 18h49
Nao gosto da conducao das politicas economicas por parte dos democratas, ao menos historicamente. Mas nao ha como negar que os avancos sociais em 8 anos de governo Clinton foram maiores que os vistos em 20 anos dos ultimos 3 governos republicanos (Reagan, Bush e Bush filho). Quando sobe um liberal a presidencia americana o mundo respira liberdade ao inves da opressao belica republicana. As reformas que tem que ser feitas avancam.
Nesse sentido acredito que o Barack Obama va ser melhor para o mundo. Conheco os integrantes da equipe economica dele; eles tem uma visao economica muito proxima da equipe republicana. Por outro lado ele vai dar mais enfase a reformas sociais, que sao necessarias por aqui, a questoes ambientais e ao dialogo.
O que haveria de positivo na Hillary seria uma possibilidade de ela continuar a reducao no deficit publico nos EUA, iniciada pelo Clinton e interrompida pelo Bush. O deficit, pelo tamanho, complica boa parte das crises que aparecem.
O McCain nao eh tao ruim. Ele a principio era rejeitado pelo proprio partido pelo historico de votos no senado. Apesar de ex-militar republicano, o ex-senador diversas vezes se alinhou aos liberais. De acordo com artigo do NY Times de 24/03/08 McCain se aproximou do partido Democrata duas vezes, em 2001 e 2004, sendo inclusive cotado para a vice-presidencia pelo John Kerry.
Com os olhos de quem mora nos EUA, ainda prefiro o Obama, mas o que vier eh lucro.

Em Eleições nos EUA
sem opinião
avalie fechar
Em 18/04/2008 12h24
Francisco disse: "Se a taxa de juros, simplesmente fizesse a inflação cair, os países adiantados teriam altas taxas de juros o que não ocorre"
Discordo. Não dá para comparar laranja com banana. Os países adiantados não têm esses desvios que você mesmo apontou e que causam ineficiência na economia. E não os têm porque as leis não são cheias de brechas, o judiciário faz seu trabalho direito, a estrutura política dos governos não permite abusos e as políticas fiscal e tributária não oneram tanto a produção. Por isso eles podem ter taxas mais baixas.
É obrigação do Lula e do Congresso criar essa infra-estrutura. E ele não tem cumprido com essa obrigação. Ele fez sim avanços na área social, mas nenhum na parte econômica.
Taxa de juros do Banco Central não deve ser tratada como causa, mas como consequência.

Em Juros sobem para 11,75%
17 opiniões
avalie fechar
Em 17/04/2008 17h25
Em tempo: dois candidatos paulistas (Serra e Alckmin) não é número suficiente para compor uma penca, sendo que o segundo já era governador de São Paulo antes de se candidatar à presidência. Parece que não sou eu quem está com as suposições erradas.

Em Eleições nos EUA
7 opiniões
avalie fechar
Em 17/04/2008 17h20
Roberto,
Você distorceu ou não entendeu o que eu disse. Quem tem interesse em ver a Hillary como candidata em NY é uma facção (cada vez maior) do partido democrata, não a própria Hillary. Se ela quisesse isto já teria desistido da disputa pela presidencia. O que não é o caso. A Hillary tem condições matemáticas mínimas de conseguir bater o Obama antes da Convenção e ninguém aqui (exceto os republicanos) quer esperar até a convenção. O governo de NY seria um prêmio de consolação a ela e uma forma de manter o partido unido. Se o Obama for escolhido e ela ficar de mãos abanando o McCain parte para uma estratégia de 50 estados e destrói o Obama no final do ano com o voto de muitos democratas insatisfeitos.
Você tem razão, os partidos políticos aqui são bem mais estruturados que o PSDB ou o PT. Por isso até agora ninguém fez qualquer intervenção na disputa, mas a água começa a bater no traseiro dos democratas e ela é bem gelada.

Em Eleições nos EUA
14 opiniões
avalie fechar
Em 17/04/2008 17h13
Um banco central independente é necessário para garantir a estabilização da economia do país. O banco central deve olhar para metas de médio e longo prazo e manter uma base sólida para que a economia possa crescer. Pelo Lula as taxas seriam reduzidas, e não aumentadas, pois isso facilitaria seu plano político de curto prazo e a eleição de um sucessor escolhido por ele. O BaCen é independente e está fazendo apenas sua obrigação em não se render a pressoes de curto prazo.
Tudo o que falaram: desonerar os negócios, principalmente os pequenos, geração de empregos etc. depende muito mais de boa vontade política do governo de simplificar e reduzir a carga tributária e investir em infra-estrutura que em reduzir a taxa de juros. Enquanto o executivo (Lula e seus ministros) não fizer a lição de casa o Banco Central não pode nem deve reduzir as taxas. O BaCen está sendo responsável na política monetária e mandando um recado à população: parem de bater palma para o Lula e vão exigir que ele e o Congresso implementem as reformas fiscal, política e judiciária que estão engavetadas há tempos. Esse é o caminho certo e não reduzir taxas para ver no que dá.

Em Juros sobem para 11,75%
5 opiniões
avalie fechar
Em 17/04/2008 04h04
Um pouco atribulado com tarefas da escola ha algum tempo nao consigo comentar aqui. Vi trechos do debate pela TV aqui nos EUA e o que posso dizer, inclusive citando analistas locais, eh que a vitoria do Obama na Convencao Democrata comeca a ficar solida. O debate de hoje foi um jogo de compadre e comadre, com a Hillary concordando, inclusive, que o Obama pode derrotar o McCain no final do ano.
Alias, depois do escandalo envolvendo o governador de Nova York e o medo que os democratas tem em perder um estado que sempre foi o quartel general deles a Hillary vem sendo considerada como forte candidata ao governo do estado para restaurar a confianca dos novairquinos no liberalismo democrata, eles que aparentemente sao as pessoas mais esclarecidas dos EUA.

Em Eleições nos EUA
14 opiniões
avalie fechar
Em 17/04/2008 03h56
O Lula nomeou como presidente e diretores do Banco Central pessoas muito ligadas a filosofia adotada no governo Fernando Henrique. A estabilizacao da economia brasileira, alias, comecou la atras pouco tempo depois que o Fernando Henrique (acertadamente) acabou com o controle rigido que existia em cima da cotacao do dolar. Foi um remedio amargo que ja mostrava efeitos no final do governo FHC. EM relacao as politicas monetarias o Lula (tambem acertadamente) apenas prosseguiu com o bom trabalho que ja vinha sendo feito. Tem-se que ser muito mal de memoria (ou jornalista da BBC) para esquecer que o FHC acabou com a inflacao e criou o embriao do ambiente favoravel que se vive hoje. No governo FHC as taxas de juros eram mais altas? Claro, porque tinham que ser. Qualquer presidente responsavel, incluindo Lula e FHC teria seguido o mesmo caminho que foi seguido nos ultimos anos. Nao tiro os meritos do Lula, mas nao acho ele heroi nacional. Acho que foi simplesmente competente no setor economico. Afinal, o que ele mudou no caminho que ja vinha sendo tracado? Alem disso, descobrir petroleo eh sinal de competencia tecnica, que a Petrobras tem e tem tido ha muitos anos (antes do proprio FHC). Podem falar que o Lula fez avancos sensiveis na area social, e isso eu credito inteiramente a ele, mas falar que os juros cairam e a inflacao foi posta sob controle por meritos exclusivamente dele eh sinal de miopia. Desculpem a falta de acentos. Limitacoes tecnicas.

Em Juros sobem para 11,75%
18 opiniões
avalie fechar
Em 11/03/2008 23h16
O Alcorao e cheio de referencias a eliminar os infieis. A Biblia foi usada por Hitler para justificar atos contra judeus (e ainda hoje e lida e usada por neonazistas). Os chineses sao em maioria budistas e nem por isso deixam de ser belicistas e expansionistas. Os indianos esquecem o hinduismo e Gandhi cada vez que bombardeiam a Caxemira.
Isso nao reduz a importancia historica destes livros e credos, nem o lugar no mundo ocupado pelos seguidores deles.
O que nao se pode eh deixar os livros e credos dominarem o mundo.
Existem fanaticos islamicos? Claro. O governo iraniano esta cheio deles. Dai voce faz uma guerra contra eles e o mundo vira um lugar melhor, certo? Claro que nao.
Eu ja acho ridiculo o preconceito contra a religiao muculmana (como se o cristianismo nao tivesse seus fanaticos - lembram da KKK ou das milicias cristas libias?), mas ter preconceito contra o nome de uma pessoa eh algo que me desanima. Nunca imaginei que um ser humano pudesse ser tao estupido.
Alias, nao sou judeu, nem cristao, nem muculmano. Fico indignado com o quanto os americanos julgam seus politicos pela religiao. Vejo que no Brasil o obscurantismo eh o mesmo.

Em Eleições nos EUA
14 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

FolhaShop

Digite produto
ou marca