Mundo

Eleições nos EUA

Corrida presidencial nos EUA tem início com primeira rodada de prévias partidárias no Estado de Iowa.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
Gustavo Pereira (28) 06/07/2008 23h06
Gustavo Pereira (28) 06/07/2008 23h06
Sr. Jose Nunes Rodrigues.
Desculpe a demora na resposta, mas eu estava fora devido ao feriadao de 4 de Julho.
Eu tambem concordo com suas ultimas avaliacoes. Eu estou convencido que grande parte da situacao economica desastrosa em que os EUA se encontra eh oriunda do deficit orcamentario recorde do governo federal, que tem gasto anualmente 400 bilhoes de dolares a mais do que arrecada. Isso levou a um aumento astronomico da divida e da emissao de titulos do tesouro pra cobri-la. Com isso, as perspectivas do mercado financeiro americano se tornaram negativas, o que tem levado a uma despencada geral do dolar frente a varias moedas. Produtos importados, entre eles o petroleo, ficaram muito caros. O aumento do preco da energia tem um efeito em cascata: encarece o custo de vida, de produtos basicos e manufaturados; leva a uma diminuicao do consumo; e finalmente ao aumento do desemprego. Logo, eu acredito que para economia voltar a crescer eh necessario um ajuste emergencial no orcamento. Essa era a proposta de Ron Paul. Pra voltarmos ao equilibrio orcamentario eh necessario um corte nas despesas, um aumento na arrecadao, ou ambos. Entao qual eh a (minha) preocupacao com a atual plataforma de McCain? Ele propoe a continuacao das atividades militares no Iraque por tempo indeterminado (que custam uma fortuna e sao responsaveis pelo atual deficit) e o corte permanente de impostos para aqueles que ganham mais de $200,000 por ano! E isso certamente nao reduzira esse deficit.
sem opinião
avalie fechar
Atylla Arruda (4) 05/07/2008 20h25
Atylla Arruda (4) 05/07/2008 20h25
FORTALEZA / CE
McCain foi um piloto de avião que ficou anos numa prisão vietnamita, Iquais a ele devem existir milhares nos EUA,Essa experiencia não o torna Um Julio Cesar ou um Alexandre, O grande. Se ele fosse um estrategista brilhante não teria aprovado uma guerra semelhante ao Vietnan. sem opinião
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (173) 04/07/2008 22h02
Saulo Mundim Lenza (173) 04/07/2008 22h02
RIBEIRAO PRETO / SP
Acho que a Sra. Clinton, não tem nada a ver com o candidato Obama, e vice-versa.
Eleições nos EUA é uma questão que diz respeito apenas aos norte-americanos. Não temos nada a ver com isso. Eles que vivem seus próprios problemas é quem devem eleger o melhor candidato segundo seus critérios politicos.
No máximo poderemos dar uns pitacos, nada mais.
19 opiniões
avalie fechar
FLORIANOPOLIS / SC
Obama parece querer demonstrar uma experiência
que não viveu o suficiente para obte-la.
De discurso em discurso vai se corrigindo.
Experiência não se compra ,se adquiri, e isso leva tempo, por isso já está se contratizendo.
Afinal: Vai mandar permenecer as tropas no Iraque por 100 anos ou vai retira-la em 16 meses ?
Se Obama chegar na Casa Branca vai precisar de conselheiros experientes e um bom Ministro de Relações Exteriores, o qual sugiro seu atual rival.
Quem saberia melhor em lidar com guerras é quem já esteve no meio delas e isso J.McCain demonstrou quando fez sua viagem ao Iraque.
....
Com diz um provérbio:
"Quem não sabe aonde está e para onde vai, provavelmente chegará a lugar algum."
3 opiniões
avalie fechar
Jose Rufino Xavier (32) 04/07/2008 14h56
Jose Rufino Xavier (32) 04/07/2008 14h56
SANTO ANDRE / SP
Sejamos coerentes, quem gostaria de ter sua casa invadida por pessoas sem a miníma afinidade? O que fariam? poriam para fora se pudesse ou chamaria a policia. Aqueles que não estão contentes ou que não encontram espaço em seu pais de origem devem tentar-se adaptar e aceitar aquilo qu o país lhe possa oferecer, ou procurar dentro da legalidade sujeitando as leis estabelecer em outros paises se estes lhes derem guaridas. Isto deveria fazer nosso governo, pois temos muita gente de fora ilegal e dentre esses muitos da pior especie.
CONCORDO PLENAMENTE COM QUALQUER FORMA QUE UMA PAÍS SE DEFENDE DA INVASÃO DE INTRUSOS.
1 opinião
avalie fechar
Luiz Silvestre Silva (3) 04/07/2008 12h48
Luiz Silvestre Silva (3) 04/07/2008 12h48
Não há muito a se acrescentar sobre o temam mas que fique claro o seguinte: Entre as experiências malfadadas daqueles que se dizem experientes e afundam a economia norte americana, impondo ao povo uma situação economico financeira que não estão acostumados a viver E A inovação, esperança e expectativa que representa Barack Obama, ainda assim prefiro a esperança, a ousadia de voltar a ter a estabilidade, com certeza, com muita dificuldades, mas também, com muita determinação de um jovem e experiente conquistador de votos e de pessoas! BOA SORTE OBAMA, voce será sim, o futuro presidente americano, lógico que não será fácil! Mas voce inspira confiança em dias melhores para o povo americano e as nações amigas! Dentre elas o BRASIL! 2 opiniões
avalie fechar
FLORIANOPOLIS / SC
Sr. Gustavo Pereira. Bom dia.
Eu entendi perfeitamente o que o senhor escreveu e não dúvido de suas palavras, pois o senhor mora nos EUA e acompanha de perto o que se passa por aí.
Já foram gastos nessas guerras do Iraque e Afeganistão US$ 3 ( trilhões ) de dólares.
Creio que esse é um dos principais fatores da crise que atravessa esse país.
O povo não quer saber de guerra ( a maioria ). A opinião internacional era contra, quando Bush com Toni Blair decidiram atacar o Iraque e eram unânimes, mas eles passaram por cima
da soberania da ONU e agora amargam essa crise.
Esse é uma legado que nenhum presidente gostaria de ter, mas não tem mais volta.
Penso que para ganharem as eleições, falarão tudo o que possa agradar os verdadeiros interesses e necessidades do povo, mas na hora que assumirem o governo será diferente. A coisa funciona assim.
Há muitos interesses envolvidos e até cidades americanas que eram " fantasmas " depois do fim da guerra fria, passaram a ter atividades econômicas bélicas.
A política externa dos EUA não pode seguir os mesmos padrões de outrora, pois os " inimigos " agora são outros e a EUROPA e o EURO estão se fortalecendo.
A China, A Rússia ( quem diria ) estão se levantando com toda força, enquanto o Irã cumpre um papel importante nessa disputa que é o ÓLEO PRETO.
Quem subiu não quer mais descer. O padrão de vida americano não admiti mais retorno, nem que para isso eles tenham que " incendiar o planeta ".
sem opinião
avalie fechar
Gustavo Pereira (28) 04/07/2008 03h03
Gustavo Pereira (28) 04/07/2008 03h03
Sr. Jose Nunes Rodrigues,
Eu concordo com o senhor. O Ira eh um problema serissimo. Alias, acredito que se tornou um problema muito mais serio depois da aventura americana no Iraque. Eu nao quis dizer que Iraque, Ira, Israel ou a politica externa americana nao sao fatores importantes para se escolher um candidato a presidente. Pelo contrario. No regime presidencialista o presidente ocupa as funcoes de chefe de governo e de Estado. E nos EUA, ele ainda acumula o cargo de comandante-chefe das forcas armadas. Eh evidente que qualquer eleitor deveria avaliar todas essas caracteristicas para determinar o melhor candidato. O que eu quis dizer na minha ultima mensagem era que, NO MOMENTO, a situacao economica no pais eh tao complicada que essas questoes de politica externa passaram para o segundo plano. Ate mesmo a imigracao, que ate pouco tempo estava proximo do topo das prioridades dos eleitores, agora ocupa a penultima posicao (na frente soh de "valores morais"). A menos que essas prioridades mudem de ordem ate o dia das eleicoes (o que eh dificil), o foco da campanha dos candidatos vai ter de ser em topicos economicos. No fim de semana passado vi um comercial televisivo de McCain pela primeira vez. O comercial soh falava de questoes economicas (impostos, moradia, energia, emprego, etc.). O comercial nao era mal ... soh nao entendi porque ele esta gastando dinheiro aqui em NY, onde comercial eh caro e ele nao tem qualquer chance de vitoria (ele esta atras de Obama por 31%).
sem opinião
avalie fechar
Ivan Eichemberger Bonafe (41) 03/07/2008 21h34
Ivan Eichemberger Bonafe (41) 03/07/2008 21h34
ah naum é possível, tem cara q é doente, é míope, foi claramente armado para o Mac essa da colombia de libertar no dia de sua presença, mas tem cara q diz q é pq só ele sabe jogar politicagem? a salvação de todos é que podem existir políticos como Obama que não sabe jogar esse jogo sujo, e que nenhum cidadão consegue ser tão tapado ao ponto de distorcer a realidade, quando suas idéias não correspondem aos fatos, pode ter certeza que sua piscina está cheia de ratos e que o tempo só parou para quem não evoluiu daquele mundo cão reacionário de antes, para um mundo mais livre. Meus pêsames para quem parou no tempo e pensa em política para caçar comunistas, tudo isso não existe mais, os reacionários não tem mais o que fazer à não ser esperar a vida eterna com suas malditas opiniões eternas. E quando olharem para trás descobrirão que este país atrasado sempre foi apenas o reflexo de mentes atrasadas, nunca se esqueçam, vocês perderam, chorem com seu ídolo reaça getúlio, adeus!!! 11 opiniões
avalie fechar
Roberto Souza (89) 03/07/2008 08h54
Roberto Souza (89) 03/07/2008 08h54
CURITIBA / PR
Citando reportagem da Folha: "O provável candidato republicano John McCain ganhou visibilidade ainda maior nesta quarta-feira em sua viagem à Colômbia. Ele estava no dia e no lugar certos, quando 15 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram libertados, entre eles três norte-americanos e a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt." Isso mostra quem realmente conhece o "jogo" e sabe como tudo funciona. O planeta não poderia correr o risco de ter na presidência um mero efeito midiático superficial e de aparência, totalmente pobre de atitudes como Hussein. McCain é bem-vindo, inclusive por ser o mais crítico a Bush dentro do partido Republicano. 14 opiniões
avalie fechar
FLORIANOPOLIS / SC
Sr. Gustavo Pereira (26) 01/07/2008 21h39
Boa noite.
Seu comentário acima é interessante. A economia americana está numa situação complicada, mas penso que qualquer que seja o candidato vencedor, será colocado a prova.
Quase todos os presidentes americanos quando assumem o poder, dão uma demonstração de seu " poder de fogo ".
No gestão Bush( filho ) foi o contrário.Ele recebeu a provocação - 11 de setembro de 2001.
Porém no horizonte o que paira sobre o mundo, são esses rumores de guerra procedentes das ameaças do Presidente Iraniano, da tentativa de defesa prévia de Israel e dos exercícios militares como comentei anteriormente.
Mas creio que os EUA bem como a UE fará todos os esforços diplomáticos para evitar uma guerra.
Mesmo que não seja a preocupação preferencial dos eleitores as perspectivas não são nada boas.
Quer seja na economia americana ou dos exercícios militares.
O Irã não está vacilando e já vem tomado suas providencias.
Leia essa notícia abaixo:
PRESSTV, Irã, 9 jun. 2008
O Irã retirou grande parte de seus bens dos bancos europeus para colocá-los em bancos asiáticos, conforme declarou Mohsen Talei, vice-ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros.
Não seria esse um preparo deles à guerra?
sem opinião
avalie fechar
antonio goncalves (118) 01/07/2008 23h48
antonio goncalves (118) 01/07/2008 23h48
Esta vsitade J,Mc a america latina e tuod falcidadee p/ enganar os eleitores,pq se ele ganhar vai da uma banana p/ o povoe continuar com politica do J, W B...ele tem toda semelhonca do W.B,noa vai mudar nada eles querema afundar o resto do pais.louco e quem votar nele 6 opiniões
avalie fechar
porfirio sperandio (331) 01/07/2008 21h53
porfirio sperandio (331) 01/07/2008 21h53
BRAGANCA PAULISTA / SP
O Obama vai ganhar a eleicao e a primeira coisa que vai fazer, e' cortar os fundos pra Israel, pra poder bancar a crise de hipoteca que assola aquele pais, e mais: logo em seguida vai reatar com Ira. O presidente do Ira, ja foi convidado a participar das comemoracoes de posse do presidente americano e pretende entregar o diploma ao Hussein, ja' confirmou presenca... 4 opiniões
avalie fechar
Gustavo Pereira (28) 01/07/2008 21h39
Gustavo Pereira (28) 01/07/2008 21h39
No momento, essas questoes de politica externa nao sao a preocupacao numero 1 do americano. A ultima pesquisa de opiniao conduzida pela Abt SRBI entre os dias 18-25 de junho indica que a Guerra no Iraque passou de 2a para 3a posicao na lista de principais itens para os eleitores. Economia e o preco da gasolina ocupam as duas primeiras posicoes. Terrorismo aparece em 7o lugar, atras de financas pessoais, saude e educacao. Isso eh ma noticia para McCain porque outra pesquisa da Gallup (disponivel aqui na Folha Online) mostra que o unico item em que McCain recebe melhor avaliacao que Obama eh no quesito terrorismo. Logo, eh necessario uma mudanca intensa na percepcao do eleitorado americano para que Ira, Iraque ou Israel passem a ser o foco de debate dessas eleicoes. O Estado da economia vai muito, muito mal por aqui. Nao soh as pessoas estao perdendo emprego e casa, mas a divida do governo federal eh astronomica. O humor do mercado eh pessimo. 83% dos americanos dizem que a economia vai mal, e 5% dizem que ela vai bem. Por outro lado, essa semana McCain esta tendo uma semana favoravel, pois o ciclo de noticias tem destacado questoes de terrorismo e seguranca nacional, que sao os temas que a campanha de McCain quer manter no noticiario.
Em outra nota, dois potencias candidatos a vice-presidente atiraram nos proprios pes nesta semana: o republicano Bob Jindall (Gov. da Louisiana) e o democrata Wes Clark (General 4 estrelas). Pode risca-los da lista de provaveis vices.
sem opinião
avalie fechar
antonio goncalves (118) 01/07/2008 13h05
antonio goncalves (118) 01/07/2008 13h05
O MC nao e asemelhoranca do J W BUsh, ele e 100% o Bush, este apias aqui era uma maraviilha qdomo ExPresidente Bill clinton era o presindente, depois delle as coisas foram abaixo ..Obama Ja nos que moramos aqui queremos uma mudanca radical,pq ate agora o que o J,B Bush fez foi deixar os ricos mais ricos e os pobres trablhadores mais pobres e os miseravel do meio da rua aumentaram p/ mais de 40 milhoes,mis p/ ele os outros paises e o mal pq nao protege os ricos 2 opiniões
avalie fechar
FLORIANOPOLIS / SC
01/07/2008 - 11h04
Eleitores dizem estar preocupados com semelhança entre McCain e Bush
...
Será que McCain continuará com a mesma política de Bush?
Provalvelmente sim. É um mal necessário.
Obama não tem " fibra " para enfrentar a grave situação do Iraque.
O Irã está " alucinado " para colocar as mãos numa bomba nuclear.
Imaginem uma situação:
Sadam Russein ao invadir o Kuait tendo a sua disposição armas nucleares.
Isso não aconteceu. Mas e se Israel não tivesse destruido a usina de Osirak em 1981 ?
Para se vingar, Sadam colocou fogo nos campos petrolíferos.
Então fica uma pergunta no ar:
Estaria errado Israel e os EUA, assim como também parte da UE em impedir o Irã tenha acesso à Energia Nuclear ?
O Irã não precisa de energia nuclear " para fins pacíficos ". Nada justifica. Suas intenções são bem mais ambiciosas ( inclusive sobre o Iraque ) e o temor que os eleitores americanos estão tendo da futura política de McCain é justificável.
Exercícios militares naquelas regiões, anunciam
uma possível guerra e consequentemente outra crise mundial.
4 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (100) 30/06/2008 15h13
Vladimir Tzonev (100) 30/06/2008 15h13
Sr. Moderador da Folha,
De novo o meu comentário de final de semana não foi ao ar...
Acho que não teria transposto os limites da educação, enfim, os próprios Estados Unidos vivem chamando outros países de "Eixo do Mal", portanto chama-los de "Império do Mal" seria usar a mesma linguagem.
Quanto de pretender mostrar lhes o dedo do meio - ora, este é o desejo de muito brasileiros...
9 opiniões
avalie fechar
Lincoln Baptista (18) 30/06/2008 14h58
Lincoln Baptista (18) 30/06/2008 14h58
PORTO ALEGRE / RS
Ralph Nader de republicano ñ tem nada, é o candidato mais socialista das eleições americanas, chega a ser mais radical até mesmo que o Obama.
Esse Ralph Nader é daqueles que culpam as corporações americanas por todos os males do país.
3 opiniões
avalie fechar
Ivan Eichemberger Bonafe (41) 30/06/2008 00h04
Ivan Eichemberger Bonafe (41) 30/06/2008 00h04
claramente o tal Ralf Nader é um republicano enrustido. Pelo visto não é só aqui que acontece esse tipo de sujeira, acontece que lá só te um pseudo candidato por eleição, enquanto que aqui põe 200 nisso. 2 opiniões
avalie fechar
PAULO TAMBURRO (1) 29/06/2008 15h08
PAULO TAMBURRO (1) 29/06/2008 15h08
RIO DE JANEIRO / RJ
A melhor opção seria Hillary, pois já conhece onde se esconde todos os queijos e, principalmente os ratos da Casa Branca. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1323)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca