UOL
Co-diretor de "A Era do Gelo" é brasileiro

da Folhinha

"A Era do Gelo" foi feito em computadores digitais e é dos mesmos produtores de "Toy Story". O diretor, Chris Wedge, foi um dos fundadores dos estúdios Blue Sky. O co-diretor, o brasileiro Carlos Saldanha, conta o que achou de participar da equipe americana de criação do filme.

Folhinha - Como foi sua trajetória até se tornar co-diretor de "A Era do Gelo"?
Carlos Saldanha - Fui para Nova York em 1991 para aprender mais sobre computação gráfica. Estudei na School of Visual Arts e fiz mestrado em animação 3D. Quando me formei, havia completado o curta de animação "Time for Love", que fez sucesso em festivais, inclusive no Brasil. Nessa época, fui trabalhar nos estúdios Blue Sky. Depois de muito suor, fazendo comerciais para TV e efeitos especiais para filmes, realizamos o sonho de fazer esse longa de animação.

Folhinha - Qual é seu personagem preferido?
Saldanha - O esquilinho é muito legal, a animação ficou superdivertida, mas os outros personagens (Manny, Sid e Diego) possuem detalhes visuais interessantes.

Folhinha - Quais efeitos especiais você considera os melhores do desenho?
Saldanha - Gosto muito da neve. Esse efeito ficou bem bonito. Há também uma cena com uma cachoeira que ficou impressionante.

Folhinha - Você vê alguma relação desse desenho com os filmes sobre dinossauros de Spielberg?
Saldanha - De certo modo, eles representam a mesma grande caminhada dos animais para se proteger da extinção e do inverno e para achar alimento. Não vejo muita semelhança, são estilos e ambientes bem distintos.



Leia mais
  • "A Era do Gelo" tem amizade e confusão histórica


  • Co-diretor de "A Era do Gelo" é brasileiro


  • Mamute é avô do elefante


  • Coloque Manny e seus amigos no seu monitor!

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.