UOL
Mamute é o avô do elefante

CRISTIANE DUARTE
da Disney Explora

Imagine elefantes com muitos pêlos e presas gigantescas. Pois era essa a aparência dos mamutes, enormes habitantes da Terra extintos durante a última Era Glacial (cerca de 12 mil anos atrás). De fato, eles se pareciam com elefantes porque pertenciam à mesma família, a dos elefantídeos.
Como o personagem Manfred, do filme "A Era do Gelo", eles viviam no planeta em companhia de tigres-de-dentes-de-sabre, bisões e rinocerontes.

Mesmo medindo até 4 m de altura e pesando cerca de 13 toneladas, os mamutes era mamíferos, alimentavam-se de gramíneas e vegetais e tinham comportamento pacífico.

Começo, meio e fim
Antes de sua extinção, acredita-se que os mamutes tenham vivido na Terra durante um longo período, iniciado há cerca de 2 milhões de anos.

A hipótese mais provável para o desaparecimento desses animais é relacionada aos ataques de seu principal inimigo: o homem.

Segundo pesquisadores, os humanos pré-históricos caçavam constantemente os mamutes por causa de sua pele e de sua carne, já que ambos viviam em regiões de clima muito frio.

Várias espécies
Não existiu apenas um tipo de mamute. Durante todo o Período Glacial, várias espécies habitaram o planeta.

O mamute-lanoso ou peludo, por exemplo, viveu na Sibéria e no norte do Alasca há cerca de 4.000 anos. Ele é um dos animais pré-históricos mais conhecidos devido às pinturas deixadas pelos homens das cavernas.

Ele voltará?
Em 99, um grupo de cientistas encontrou um mamute de 23 mil anos congelado e quase intacto na Sibéria. Depois de muito trabalho, o bloco de 22 toneladas em que ele vivia foi transportado para uma base científica e hoje sabe-se que ele tinha 47 anos e era macho. Os estudos prosseguem e os cientistas tentam clonar o animal e reviver a espécie.

Leia mais
  • "A Era do Gelo" tem amizade e confusão história


  • Co-diretor de "A Era do Gelo" é brasileiro


  • Mamute é avô do elefante


  • Coloque Manny e seus amigos no seu monitor!

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.