ASNEIRAS
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ASNEIRAS E EQUÍVOCOS
O sexo, a igreja e o Prona

Rodrigo Zavala

Com uma contundente falta de tato e bestial espontaneidade, o deputado federal Elimar Damasceno (Prona-SP) apresentou na Câmara projeto de lei que proíbe o beijo homossexual em público, sob pena de multa ou prisão. O político, em um rompante nada sutil chegou a dizer até que “não é contra os homossexuais, mas sim contra o homossexualismo”.

Em contrapartida, em uma insana cruzada rumo ao caos, bispos da igreja católica defenderam veementemente que o uso da camisinha pode propagar ainda mais a epidemia de AIDS em todo o mundo. O dicionário Lexicon, o livro que expressa o pensamento da Igreja Católica, afirma que a taxa de insucesso do preservativo é de 10%.

A incoerência absoluta desses anúncios evoca, em qualquer pessoa equilibrada, um sentimento misto entre náusea, constrangimento e riso.

Em primeiro lugar, o de perceber o quão ignorante de seu real trabalho e de questões mínimas de sociabilidade pode ser um deputado. É uma vergonha pensar que podemos ser representados por pessoas que pensam de forma tão tacanha e pequena. Muito embora, seja de se esperar esse tipo de (des) serviço em um partido de ultra-direita como o Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional) com suas bombas atômicas e partidários excêntricos.

Já no lado ecumênico, vê-se uma igreja católica arruinando sua imagem, já maculada repetidamente por padres pedófilos e promíscuos, cumplicidade em massacres históricos (ver novo filme de Costa-Gravas, Amén) e por esse tipo de insensatez. Não cabe aqui falar se merecidamente ou não, mas esse grosseiro moralismo a faz perder não apenas credibilidade como também devotos.

A idéia aqui, diga-se, não é ser a favor ou contra o sexo libertário, beijos calorosos ou a preceitos católicos - mesmo pensando que o Santo Império Romano não era santo, nem um império e nem mesmo romano. O que se quer é que teses infelizes como essas sejam vistas apenas como idiotices anódinas.

Os anjos dizem amém.

 


 

 

 

 

 
 
 

Mais Asneiras
09/09/2003 Será que a Califórnia será “exterminada”?
08/09/2003 Redução de maioridade penal é histeria e não diminui violência