HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
09/11/2005
Empresas recorrem à astrologia para selecionar candidatos

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Engana-se quem pensa que astrologia, feng-shui, radiestesia e yoga são práticas bem distantes da realidade de uma empresa. Segundo pesquisa de doutorado realizada na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, essas técnicas têm sido cada vez mais usadas não só na gestão de pessoas, mas também na seleção de candidatos.

Algumas empresas já chegaram a aplicar os próprios conceitos da astrologia durante processos de seleção. “No caso da astrologia as empresas fazem um mapa do candidato para ver se ele e seu momento de vida estão compatíveis com a empresa”, afirma a autora da pesquisa, Elenir Honorato Vieira.

O levantamento mostra que o feng-shui (técnica oriental de organização dos espaços da casa) e a radiestesia (técnica que, por meio de varetas e pêndulos, analisa radiações que influenciam os seres vivos) também têm sido usados por algumas companhias para melhorar o espaço de trabalho. Em uma das empresas estudadas, uma radiestesista analisou os pontos de energia dos candidatos durante uma seleção.

De acordo com o estudo, as organizações mais tradicionais resistem a esses métodos, até pela falta de estudos científicos sobre o tema. Apenas técnicas mais comuns como a grafologia (estudo da personalidade pela astrologia) tem espaço nas grandes empresas. “Os métodos considerados esotéricos são mais freqüentes nas pequenas e médias organizações, geralmente por uma indicação do dono”, explica Elenir.

   

NOTÍCIAS ANteriores
08/11/2005 Médicos são os profissionais que mais trabalham e teólogos que menos recebem no país
08/11/2005 Senac lança escola 24 horas
08/11/2005 Funcionários de empresa paranaense param trabalho para rezar
08/11/2005 Alunos de MBA aprendem prestando consultoria gratuita
08/11/2005 Empresas recorrem à astrologia para selecionar candidatos
08/11/2005 USP lança primeiro curso superior para professores indígenas
08/11/2005 FGV oferece curso na Internet para cegos
08/11/2005 Empresa divulga metas em lingerie de funcionárias
08/11/2005 Empresa paga tratamento para dependentes químicos
07/11/2005 Comércio de teses e dissertações atrai pós-graduandos