HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
14/02/2006
Escola de Harvard tem doações de US$ 600 mi

 

A Escola de Administração de Empresas da Universidade Harvard (Harvard Business School) encerrou na semana passada a primeira campanha de capitalização de seus 98 anos, com um total arrecadado de quase US$ 600 milhões a maior soma já levantada por uma escola de administração.

A soma, que superou a meta de US$ 500 milhões, será destinado a um aumento na assistência financeira a estudantes, ao recrutamento e aperfeiçoamento de professores, a iniciativas de tecnologia e a melhoras nos centros mundiais de pesquisa. "Verbas desse porte permitem que realizemos investimentos críticos em nossos programas de pesquisa e ensino", disse Jay Light, que assumiu como diretor-interino da Escola de Administração de Empresas depois da renúncia de Kim Clark, no terceiro trimestre do ano passado.

Parte do dinheiro será empregado para reformar a biblioteca e financiar projetos de construção no campus da escola em Boston, que tem área de 161 mil m2.

Trata-se da primeira campanha de capitalização da instituição, ainda que ela promova campanhas anuais de doação de fundos. Mais de 22 mil ex-alunos, cerca de 1/3 dos formados em administração de empresas e educação executiva pela escola, contribuíram.

Rae Goldsmith, vice-presidente do Conselho pelo Progresso e Apoio à Educação, uma associação privada de arrecadação de fundos educativos, diz que a campanha de capitalização teve características incomuns, já que em geral esse tipo de campanha é promovido pelas universidades como um todo, não por suas escolas separadamente. "É incomum que uma escola integrada a uma universidade seja capaz de obter esse nível de apoio", afirmou. No entanto, as escolas de administração de empresas vêm com cada vez mais freqüência arrecadando fundos em separado das suas universidades. Em 2003, a Escola Wharton de Administração de Empresas da Universidade da Pensilvânia anunciou o encerramento de sua campanha de capitalização depois de arrecadar US$ 425 milhões.

A maior parte dos especialistas em arrecadação de fundos se declararam impressionados com o montante arrecadado pela escola de Harvard em sua campanha de três anos de duração.

Do montante arrecado na campanha de Harvard, cerca de US$ 440 milhões foram destinados ao fundo geral da Escola de Administração de Empresas, composto por mais de 800 fundos individuais cujo valor ultrapassa os US$ 2,1 bilhões. O dinheiro é investido em conjunto com o fundo geral da Universidade Harvard, estimado em cerca de US$ 26 bilhões e administrado pela Harvard Management Company. A escola de administração de empresas tem orçamento anual de US$ 330 milhões, independente do orçamento da Universidade Harvard.

REBECCA KNIGHT
da Folha de S.Paulo

   

NOTÍCIAS ANteriores
10/02/2006
O Boticário dá palestras para funcionários na volta às aulas dos filhos
10/02/2006
Conservatório dá curso gratuito de música para surdos e cegos
10/02/2006
Recém-formados recebem bolsa para ajudar produtores do PR
10/02/2006
45 mil professores receberão formação sobre cultura-afro
10/02/2006
Brasil triplica número de escolas penitenciárias em 2006
09/02/2006
SP tem 14 escolas top no ranking do Enem
09/02/2006
Musicoterapia e músicaterapêutica são profissões promissoras
08/02/2006
Não tomar café da manhã pode prejudicar aprendizado
08/02/2006
Projeto transforma líderes comunitárias em advogadas