HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
14/03/2006
Renault paga tratamento de funcionários dependentes químicos

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

O número de funcionários com sintomas de uso de substâncias químicas e o alto índice de absenteísmo após finais de semana e feriados prolongados fez com que a Renault, há seis anos, começasse a investir na reabilitação de profissionais dependentes químicos.

O programa, que atua na prevenção e reabilitação dos colaboradores, possui uma série de ações que vão de campanhas internas de conscientização a sessões de terapia individual e em grupo, assistência social, medicamentos e tratamentos complexos em clínicas especializadas. Todo o tratamento é 100% custeado pela Renault e conta com a ajuda da família e do gestor imediato do funcionário dentro da empresa.

“Nosso objetivo é restabelecer o funcionário que realmente queira se curar e, assim, lhe dar nova condição de saúde e vida social. Por isso, é importante que seja uma opção espontânea”, enfatiza a supervisora de saúde da companhia, Ana Cláudia Muniz. De acordo com ela, a garantia de emprego e o sigilo são primordiais para o funcionário optar pelo tratamento.

Até hoje, o projeto já atendeu 34 pessoas, sendo consideradas reabilitadas aquelas que estão em abstinência por mais de dois anos. “Por ser uma doença que mesmo sob controle deve ser monitorada, a avaliação do processo é medida pelo tempo que o paciente consegue se manter em abstinência”, explica Muniz.

Os resultados desde a criação do projeto são visíveis, com a queda nos índices de absenteísmo e no risco de acidentes no trabalho.

   

NOTÍCIAS ANteriores:
14/03/2006
Claro e Paradigma dão curso gratuito para profissionais com deficiência
14/03/2006
Executivos viram vendedores por um dia
14/03/2006
Câmara aprova companheiro gay em plano de saúde
13/03/2006
UNICEF promove ações para diminuir índice de sub-registro civil no Brasil
10/03/2006
Buenos Aires tem mais livrarias do que o Brasil todo
09/03/2006
Música clássica alivia dor reumática, diz estudo
08 /03/2006
Prostitutas vão administrar rádio FM em Salvador
07/03/2006
Classe média gasta mais com telefonia do que com empregada
07/03/2006
FGV Online e Pro-Social capacitam gestores de ONGs
07/03/2006
Programa específico para executivo em spa vira moda