Cinco capitais alcançaram as metas de Língua Portuguesa
O
primeiro acompanhamento das Metas do Todos Pela Educação
aponta que, na 4ª série do Ensino Fundamental,
das 26 capitais, apenas cinco alcançaram as metas propostas
pelo movimento para 2007 em Língua Portuguesa. Em Matemática,
na mesma série, todas as capitais atingiram a Meta
estipulada. Os dados foram calculados pelo movimento a partir
do resultado da Prova Brasil de 2007, avaliação
feita pelo Inep a cada dois anos em todas as escolas da rede
pública (municipais, estaduais e federais) da zona
urbana do País com mais de 20 alunos na série.
Todos os dados da Meta 3 referem-se ao total da rede pública
do município.
Os resultados mostram que, entre as 21 capitais que não
alcançaram as Metas de Língua Portuguesa para
a 4ª série, 14 apresentaram queda no percentual
de alunos com aprendizado adequado à sua série
entre 2005 e 2007, e sete apresentaram aumento insuficiente
para alcançar as Metas.
Entre as capitais em que houve queda destaca-se o Rio de Janeiro,
que saiu de um patamar de 33,05% dos alunos com aprendizado
adequado em 2005 para 29,07% em 2007. Já entre aqueles
que melhoraram, mas não alcançaram as Metas
está João Pessoa, cujo percentual era de 18,99%
em 2005, chegou a 21,13% em 2007, um pouco abaixo da Meta,
que era de 21,19%. Em Matemática, apesar de os percentuais
ainda serem baixos, houve melhora em todas as capitais.
Na 8ª série do Ensino Fundamental, o cenário
se inverte. Todas as capitais, exceto Belém, alcançaram
o resultado esperado em Língua Portuguesa. Em todas
elas houve aumento no percentual de alunos com aprendizado
adequado à sua série. Em Matemática,
porém, 15 capitais tiveram resultados abaixo do esperado
e em 11 delas houve redução do percentual de
alunos com aprendizado adequado.
"A redução do número de alunos que
possuem aprendizado adequado a sua série é um
alerta à sociedade e aos prefeitos e secretários
que tomaram posse este ano. É necessário que
todos se comprometam não só a reverter essa
tendência de queda, mas a cumprir as Metas estipuladas
para 2009 e 2011", defende Priscila Cruz, diretora-executiva
do movimento Todos Pela Educação.
Os dados de aprendizado fazem parte do acompanhamento da Meta
3 do Todos Pela Educação, na qual o movimento
defende que, até 2022, 70% ou mais dos alunos tenham
conhecimento adequado às suas séries.
Os números mostram que a maioria dos alunos passa pela
escola, mas não aprende o mínimo esperado. De
acordo com o levantamento, no Brasil a cada 10 alunos da 4ª
série do Ensino Fundamental, menos de três aprenderam
o que é esperado para a sua série em Língua
Portuguesa e em Matemática. Na 8ª série
do Ensino Fundamental, a proporção é:
para cada 10 estudantes, menos de três possuem os conhecimentos
adequados à sua série em Língua Portuguesa
e menos de dois em Matemática.