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capital humano
25/10/2006
Professores escolhem novos colegas de trabalho

 

Marina Rosenfeld
Karina Costa (colaboração)
especial para o GD


Ao contrário do que geralmente acontece num processo de seleção de professores, feito por meio de concursos ou indicações, no município de Cajamar em São Paulo, os próprios professores das escolas públicas escolhem seus colegas de trabalho.

Para isso, fazem uma análise minuciosa da formação profissional, da trajetória escolar e das propostas dos candidatos às vagas para a rede de ensino. Os professores de Cajamar observaram todos esses itens durante a seleção para as funções de Supervisor, Assistente Pedagógico, Assessor Pedagógico e Vice-Diretor, cargos distribuídos entre a Diretoria de Educação e as escolas locais.

Passado o processo de avaliação, os profissionais selecionados desenvolverão seus projetos durante um ano na rede municipal. Após esse prazo, a atuação de cada um e a condução do projeto serão avaliados novamente pelos Conselhos de Escola e pela Comissão Especial do Magistério, formada por diretores de todas as escolas do município e 10% dos professores de cada unidade escolar. Caso o desempenho do profissional não seja avaliado de forma satisfatória, ele deverá deixar a função dando lugar para outro selecionado.

O objetivo do projeto é propor uma gestão democrática onde os próprios educadores possam escolher com quem vão trabalhar, compartilhando assim as responsabilidades da rede. A idéia surgiu a partir de uma demanda da rede de ensino que queria participar de forma mais ativa da gestão. A diretora de ensino de Cajamar, num acordo com o prefeito da cidade, conseguiu por em prática o projeto. É a primeira vez que no município que a escolha dessas funções é realizada pelos próprios educadores.

   

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