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Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP


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Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


 

 

Cartas dos ouvintes

Clubes de Futebol
“Por que não desenvolver um projeto da rede pública de ensino com os clubes para incentivar a atividade física? Aqui na zona leste, por exemplo, temos o Corinthians, o Juventus e a Portuguesa, com imensas áreas e muito mal aproveitadas. Todos esses clubes passam por situação financeira difícil e estão com freqüência muito baixa. Acredito que uma parceria poderá ser interessante para os clubes, para estado, enfim para a sociedade”,
Márcio Camarotto - camarotto@unicid.br

Lazer na Av. Paulista
“De tanto ouvir você falar sobre a festa de domingo na Av. Paulista, a gente fica com vontade de ir. Mas acontece que sou deficiente física e, então, seria preciso que a comissão organizadora reservasse um local, perto do MASP para que pessoas como eu pudessem estacionar seus veículos adaptados, já que em São Paulo não existe ônibus adaptado para cadeirante. Ou melhor, existem, mas são raros. Também seria importante que essa informação fosse divulgada pela mídia para que todos tenham acesso. Quem sabe você como jornalista não conseguiria isso para nós? Já seria um grande progresso.
Márcia Cruz - marciacjardins@ig.com.br

“Esta semana você noticiou com certa euforia a aprovação de um projeto que bloqueia o trânsito em parte da Av. Paulista para viabilizar um espaço de lazer para pedestres. De fato será sempre uma vitória dos pedestres ganhar mais áreas de lazer. A questão é que todos insistem em transformar uma via estratégica de acesso à diversos hospitais em palco de comemorações e, agora, mais um bloqueio programado para área de lazer. O que me parece é que uma ação como essa, com cheiro de ação eleitoreira, isolada e que pretende concentrar pessoas num trecho da Paulista, não seria uma medida muito sensata. Não seria muito mais razoável adotarmos em cada bairro, em ruas que não tragam transtornos para a própria população, áreas de lazer onde esses pedestres possam se divertir e aproveitar melhor os espaços sem terem de se deslocar para um local de concentração e que talvez traga mais transtornos do que lazer ?”,
João Batista Pavan - jbpavan@terra.com.br

Amorim Lima
“Foi com grande prazer que escutei os comentários sobre a Escola Municipal Desembargador Amorim Lima. A minha satisfação se deu pelo fato de eu ter estudado nesta escola por todo o primeiro grau, de 1981 a 1988. Nessa época, a escola era uma das mais fortes do ensino público de primeiro grau. Tanto que, quando tive que mudar de escola no segundo grau (o Amorim não oferece cursos de segundo grau) e fui para uma outra escola pública, o Fernão Dias Paes, em Pinheiros, percebi que os alunos provenientes do Amorim tinham uma base melhor do que os que já estudavam no Fernão. Sete anos depois, de 1995 para 1996, meu irmão fez o mesmo caminho e percebemos que esta diferença já não existia mais. Fico muito contente por saber que, mais uma vez, o Amorim pode servir de exemplo de educação e que a comunidade volta a estar envolvida com isso.

Aliás, dedico ao Amorim muita coisa. Como o tema está em moda hoje em dia, com a proposta do governo de dedicar vagas às escolas públicas nas universidades federais, após ter estudado a vida toda em escolas públicas consegui ingressar em uma universidade pública (UNICAMP) para um curso de Engenharia. Mais tarde ainda fiz um MBA pela Cornell University. Como aluno de escola pública, eu era minoria na universidade. Porém, tenho o sentimento de que aqueles que se formaram no Amorim, proporcionalmente, alcançaram mais vagas em universidades do que os outros estudantes de escola pública”,
Camilo Pereira - camilo.pereira@atkearney.com

Obras
“Os túneis que estão construídos não resolverão o caos do trânsito na região, nem a prefeitura afirmou isso em qualquer momento. Mas classificá-las como “enxugar gelo” não é justo. Em seus comentários, você dá a entender que é mais uma obra que prioriza o trânsito de automóveis o que não é verdade, uma vez que está sendo construída uma faixa exclusiva para ônibus, o passa-rápido. Logo, é uma obra que facilitará o transporte coletivo e, assim, é uma obra feita para a maioria, não para a minoria que possui automóveis. Desta forma, estes túneis se diferenciam dos outros construídos por Maluf (Ayrton Senna) e por Jânio (por baixo do rio Pinheiros), onde o tráfego de ônibus é proibido.

Acho que existe uma unanimidade em São Paulo de que a construção de mais linhas de metrô é fundamental para a diminuição dos problemas de trânsito da cidade. Ocorre que a construção do metrô é uma atribuição do governo estadual, que inclusive conta com uma secretaria específica para isso. O Estado tem um orçamento muito maior que o da prefeitura, então transferir as responsabilidades estaduais para o município é injusto e, em um ano eleitoral, ganha um caráter político.

Este tipo de discurso de que a “prefeitura deve ajudar o Estado para fazer metrô” é simplesmente uma das frases feitas que vem sendo utilizadas por José Serra em seu começo de campanha.

Em muitos prédios da avenida Rebouças, moradores colocaram faixas com os seguintes dizeres: “Desperdício de dinheiro público, corredor de ônibus no mesmo trajeto do metrô”. Aí eu pergunto, que metrô? Quando será inaugurado? Até lá a prefeitura não deveria fazer nada para melhorar o trânsito e priorizar o transporte coletivo? Pois me parece que o que está ao alcance, está sendo feito”,
Bento Abreu - bentoabreu@yahoo.com.br


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