HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
18/06/2004
Muro será transformado em mostra de arte pública

Vanessa Sayuri Nakasato

O muro da Casa das Caldeiras, um dos antigos prédios das indústrias Matarazzo, localizado na zona oeste de São Paulo, ganhará um novo estilo, que pode ser considerado, no mínimo, diferente. Nos próximos meses, cinqüenta artistas plásticos o transformarão em uma mostra de arte pública.

Os 160 metros de paredão serão divididos entre os profissionais e cada um executará seu próprio projeto. As idéias, já apresentadas, variam entre pintura, lambe-lambe, instalações de aparelhos e objetos, plotagem e performances. Quanto aos tamanhos, as obras terão de um a oito metros de comprimento.

A intervenção urbana, intitulada como Projeto Muro, é idealizada e coordenada pela Nova Pasta, um movimento de artistas plásticos que pensam na cidade como extensão da arte. Desde que foi criada, em 1999, foram feitas seis mostras em diferentes pontos de São Paulo.

“Nosso objetivo é levar arte contemporânea para o maior número de pessoas. Não queremos que ela se restrinja a galerias e museus, muito menos classe, raça ou cor. Se a arte é uma chave de conhecimento, ela tem de ser democrática e atingir a todos”, ressalta o coordenador do projeto, Túlio Tavares.

Segundo ele, as mostras do Projeto Muro costumam promover grande impacto na população. Além oferecerem arte de qualidade a custo zero, trazem proposta inovadora. Por ficarem expostas 24 horas por dia durante aproximadamente um ano nas ruas, o público pode ter diversas percepções em relação à mesma obra.

“No caso do muro da Casa das Caldeiras, a pessoa que passar por ali de carro terá uma leitura diferente daquela que passar a pé ou de ônibus. A velocidade com que se observa a arte muda muita coisa, inclusive impressões e sensações.”

Os artistas não têm data certa para dar início ao trabalho, pois ainda estão em busca de patrocínio. Mas, mesmo sem verba garantida, afirmam que até o final do ano o muro estará de “roupa nova”. “Nem que para isso tenhamos que produzir nossas próprias tintas com terra”, brinca Túlio.

O projeto está pronto e disponível virtualmente no site www.inconsciente.tk.

Casa das Caldeiras
A Casa das Caldeiras é, hoje, um dos principais pontos históricos da cidade de São Paulo. Foi fundada em 1927 e, durante quase meio século, serviu como núcleo central de fornecimento de energia para todas as indústrias Matarazzo. Há quatro anos, foi restaurada e, desde o início deste ano, dá espaço para realização de eventos e oficinas culturais. Mais informações no endereço eletrônico www.casadascaldeiras.com.br.

   

NOTÍCIAS ANteriores
17 /06/2004
Jovens expõem seus trabalhos no Fashion Week
16 /06/2004
São Paulo poderá ter mototáxis circulando nas rua
09/06/2004
Restaurante-escola formará primeira turma
07/06/2004
Oscar Freire será revitalizada em 2005
04/06/2004
Popcentro fecha as portas
03/06/2004
Portal conecta empresa, ONG e adolescente pela Lei do Aprendiz
02/06/2004
Sambódromo poderá ser utilizado durante o ano inteiro
01/06/2004
Projeto quer interditar avenida para lazer
31 /05/2004
Escolaridade do trabalhador de São Paulo aumentou