HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

virada Cultural
18/11/2005

São Paulo desbrava a madrugada na América do Sul

O projeto Virado Cultural, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da São Paulo Turismo, terá sua primeira edição das 14h do dia 19 de novembro às 14h do dia 20. Inédito na América do Sul comprovará mais uma vez, a característica vanguardista da cidade de São Paulo.

A Virada Cultural é inspirado nas “Noites Brancas”, que acontecem em países como Itália (Roma), França( Paris) e Espanha( Madri). A diversidade cultural de São Paulo é apresentada de várias maneiras: em museus, galerias, centros culturais, parques, na arquitetura de templos, edifícios, em monumentos ao ar livre, na arte popular de feirinhas, ateliês, nos muros grafitados, nas festas típicas, no Mercado Municipal, na arquitetura arrojada do Masp e seu imenso vão sem colunas, no "S" do Edifício Copan, nos musicais, nos shows de música erudita da Sala São Paulo e nas cinco mil peças da Pinacoteca. Uma "cidade-mundo" que funciona 24 horas. Escolhida como sua terra por brasileiros de todos os Estados e estrangeiros de mais de 70 nacionalidades. Aqui não existe raça ou nacionalidade, todos são paulistanos. São Paulo é um caldeirão efervescente de cultura, arte e vanguarda.

Veja alguns eventos que se destacam na Virada Cultural:


Virada Cultural abre com coral e orquestra
O Coral Paulistano e a Orquestra Filarmônica de Viola Caipira abrem a maratona Virada Cultural neste sábado, dia 19, a partir das 14h, no Vale do Anhangabaú. Em seguida, a música popular brasileira dará o tom com shows de artistas como Tom Zé, Paulo Vanzolini e Elza Soares. O primeiro a subir ao palco será Paulo Vanzolini, o compositor que homenageou a cidade nos versos do clássico Ronda. Ele dividirá o palco com Eduardo Gudin. A irreverência musical também marca presença com os shows das bandas Premeditando o Breque e Banda Mantiqueira.Às 4h da madrugada do dia 20, o destaque será a sambista Elza Soares.

Para adultos, Mix Brasil e, para as crianças, Carnaval dos Animais
Três produções que fizeram parte do Mix Brasil, festival de filmes que aborda a diversidade sexual, farão parte da programação da Virada Cultural, na Galeria Olido. O filme do diretor espanhol Jesus Franco, Vampyros Lesbos, abre, a meia-noite, a sessão do gênero, seguido da produção de Ivan Cardoso, As Sete Vampiras. Às 4h do domingo, Noite SP 2004 encerra as projeções. Além de cinema, a Galeria também apresentará uma programação específica para o público infantil. Às 10h da manhã do dia 20, o Corpo de Baile Jovem e Camerata São Paulo apresentarão o Carnaval dos animais, espetáculo musical didático. Os dois eventos terão entrada franca.
Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel.:3334-0001, ramal 1951. Grátis

Durante a Maratona, o Centro Cultural tem programação especial
Dança, música, palestras, espetáculos teatrais, intervenções artísticas e projeções de vídeos irão movimentar o Centro Cultural São Paulo durante a Virada Cultural. O grupo The Face, de dança Hip Hop, formado por jovens do bairro da Liberdade, se apresenta no sábado, dia 19, às 18h, na Praça da Biblioteca, enquanto no jardim externo o espetáculo Contação de História: um, dois, três, vou contar pra vocês, do ator Luiz Carlos Bahiua, encanta as crianças resgatando as cantigas de roda. A programação conta, ainda, com a palestra A Era de Ouro do Quadrinho, realizada por Rodolfo Zalla, no sábado, dia 19, às 15h, na sala de debates, e com a projeção de vídeos das ações de 2004 do grupo Experiência Imersiva Ambiental, que organiza eventos de arte pública na entrada da biblioteca, a partir das 13h do domingo, dia 20. A intervenção artística Linha Imaginária: Sempre Visível completa a programação com imagens cedidas por artistas de todo o mundo projetadas em um telão durante 12 horas na área externa do CCSP.
Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Tel.:3277-3611

Curtas
A Biblioteca Mário de Andrade realizará, no sábado, dia 19, às 23h, duas apresentações dedicadas à vanguarda eletrônica nacional: o Projeto Ambiente, uma criação do ator Rodrigo Penna, e Nego Moçambique, que mistura influências de breakbeats, funk e house.

Numa sala com 225 lugares, ar-condicionado e tela de 21m2, os moradores da Vila Maria, zona Norte, poderão assistir a quatro produções do cinema nacional: Tainá 2, Lisbela e o Prisioneiro, O
invasor e Cidade de Deus, a partir das 14h. As exibições gratuitas são coordenadas pelos cineastas Luiz Bolognesi e Lais Bodanzky.

A cultura negra é o destaque da programação que a Subprefeitura do Itaim Paulista programou para a Virada Cultural. Atividades como capoeira, samba, coral gospel africano, dança afro e feira de africanidades estarão espalhadas por toda a Praça Amanda, no Jardim Robrú, até às 23h.

Mais de 3 mil artistas na programação. Cerca de 1300 linhas de ônibus disponíveis. Bailes, festas, espetáculos, exposições e outras atividades culturais espalhadas em 111 locais diferentes da cidade, com o envolvimento de 200 artistas, entre cantores, mágicos, atores e músicos. Esses são alguns números da maratona Virada Cultural.

Antecedidos pela apresentação da Cisne Negro Cia. de Dança, os 35 integrantes da Bachiana Chamber Orchestra darão, sob a regência de João Carlos Martins, um toque erudito à programação da Virada Cultural na madrugada do domingo, dia 20, às 2h, no Museu do Ipiranga. No repertório, obras de Johann Sebastian Bach e Villa Lobos.

Inauguração da galeria de livros
Passagem sob a Rua da Consolação abrigará livreiros de rua, performances literárias e acervo do Centro Cultural São Paulo.

Os vendedores de livros usados que deixaram as calçadas da Rua Augusta, estão ganhando uma casa nova. Eles serão apenas um dos atrativos oferecidos pelo mais novo espaço cultural da cidade: o corredor subterrâneo da Rua da Consolação, na esquina da Avenida Paulista, que será inaugurado no sábado, dia 19.

O espaço, que antes servia apenas como passagem para transeuntes, será palco de performances literomusicais e receberá uma reprodução do acervo do Centro Cultural São Paulo. Os livreiros não venderão apenas raridades de poesia, prosa e teatro no novo espaço cultural. Vão intermediar, também, lançamentos de livros de novos escritores e palestras com intelectuais. Trabalhos de artistas participantes do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo também dividirão o espaço com os livros. O Programa privilegia, desde
1989, o debate sobre a produção de artes plásticas contemporânea com o objetivo de abrir um espaço para artistas em início de carreira.

As performances literomusicais Andares Andrades e Moda à Terra, com os artistas Nilson Muniz e Ricardo Nash, também movimentarão a partir das18h30 a passagem sob a Rua da Consolação.
Serviço
Dia 19. Performances literomusicais:

18h30
Andares Andrades
Explora o universo poético dos autores modernistas Mário de Andrade e Oswald de Andrade, por meio do uso da palavra, do gesto, do canto e da dança.
Com Nilson Muniz e Ricardo Nash. Duração: 50 minutos.

20h30
Moda à Terra
Uma homenagem a cantadores e à figura do violeiro, tão presente no imaginário popular. O intérprete leva o público a um delicioso passeio por nossa terra, por meio de uma colagem de textos de autores paulistas. Com Ricardo Nash. Duração: 30 minutos

As informações são da Secretaria Municipal da Cultura.

Leia o que já foi publicado sobre a Virada Cultural:

São Paulo vai viver 24 horas de intensa programação cultural

Cantora Elis Regina é homenageada em recuperação de praça
Ex-alunos da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco visitam cemitério na Virada Cultural
site oficial

   
 
 
 

Notícias ANTERIORES
17 /11/2005
650 mil jovens brasileiros poderiam estar empregados
16 /11/2005
Escolas municipais terão apoio médico
14 /11/2005
Cantora Elis Regina é homenageada em recuperação de praça
11/11/2005
Escultor reconhecido internacionalmente doa parte de suas obras para São Paulo
10 /11/2005
Médicos são os mais bem pagos no país e em São Paulo os administradores
09 /11/2005
Disputa de café expresso em São Paulo
07 /11/2005
São Paulo vai viver 24 horas de intensa programação cultural
04 /11/2005
Paulistanos morrem em decorrência da poluição
03/11/2005
Serra quer fechar bares na periferia às 22h
01 /11/2005
Número de seqüestros relâmpagos cai na cidade entre os dois últimos trimestres