HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden


 

 

Mais são paulo
23/04/2004
Terreno que viraria um parque dará espaço a prédios

A Associação de Moradores do Alto da Bela Vista perdeu, ontem, na Justiça, o direito de transformar um terreno da região em um parque de utilidade pública. A área verde de 10 mil metros quadrados dará espaço a quatro edifícios de 28 andares cada.

O terreno era chamado, antigamente, de Parque do Palácio do Bispo. O espaço pertencia a Arquidiocese de São Paulo, mas foi vendido para uma corporação que queria construir, a princípio, um shopping e, depois, um centro comercial. Os moradores não deixaram, pois o local possuía 400 árvores das mais variadas espécies.

A região do Alto da Bela Vista possui escassa vegetação. Suas ruas são cercadas de prédios e o terreno perdido na Justiça era considerado o pulmão do bairro pelos moradores.

Segundo denúncias da associação, mesmo antes da resposta judicial, as árvores já estavam sendo derrubadas. Elas eram queimadas por dentro, apodreciam e acabavam caindo. Hoje, das 400 árvores existentes há alguns meses restaram, apenas, 175.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente alega não poder impedir a obra porque a área é particular. No entanto, o secretário Adriano Diogo (PT) disse que a empresa assinou um termo de compensação ambiental e terá de plantar 1.746 árvores para ressarcir o prejuízo. Membros da associação de moradores participaram da reunião em que o compromisso foi selado e se prontificaram a ajudar a prefeitura na fiscalização do cumprimento do trato.

Por mais que todas as árvores sejam repostas, elas serão plantadas, provavelmente, em outros bairros, e não no Alto da Bela Vista. Dessa forma, para essa comunidade que teve o verde arrancado de frente de suas casas não fará diferença. A perda não será reparada.

   

NOTÍCIAS ANteriores
22 /04/2004
Prodam pode ser transferida para o Centro
20 /04/2004
USP terá cursinho gratuito em vez de cota
19 /04/2004
Secretário admite podas assassinas
16 /04/2004
Parque Villa-Lobos será revitalizado
15 /04/2004
Usina de lixo prejudica saúde pública
14 /04/2004
Favela de SP torna-se exemplo de combate à violência
12 /04/2004
Prefeitura age a favor das ruas de São Paulo
08/04/2004
Centro poder ser nova rota para os ciclistas
07/04/2004
Escola derruba seus muros e paredes para melhorar educação
06/04/2004
Serviço de motoboy será regulamentado