HOME | NOTÍCIAS  | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

folha online
28/07/2005
Mais uma prova de desinformação

Está cada vez mais claro que parte da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sustenta nos baixos níveis de escolaridade e desinformação. A última pesquisa do Datafolha, publicada nesta quinta-feira na Folha de S.Paulo, é mais uma prova, ao mostrar que, na área social, o que mais agrada aos cidadãos é o programa Fome Zero. Nem mais o governo alardeia esse plano.

E não alardeia porque se percebeu que o Fome Zero foi mais uma bandeira de marketing do que propriamente uma ação articulada, consistente, com indicadores claros. No meio do caminho, constatou-se, por números oficiais, que a desnutrição era muito menor do que se imaginava e que o número de obesos entre os mais pobres era muito, mas muito maior do que se imaginava.

Não quero dizer que a política social do PT não tenha méritos. Tem, e vários. Um deles é a unificação dos programas de renda mínima no Bolsa-Família, o aumento do ensino fundamental para nove anos, o Prouni, facilitando que mais jovens entrem e se mantenham numa faculdade privada, expansão dos programas de planejamento familiar, especialmente entre os mais jovens.

O Fome Zero tem pouco ou quase nada o que mostrar, mas, graças ao marketing, é o que mais aparece.

Coluna originalmente publicada na Folha Online, na editoria Brasil.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES
27/07/2005 O motoboy de Deus
24/07/2005 Luzes da cidade
22/07/2005 Serra é candidato a presidente?
21/07/2005 O prazer de derrubar grades
20/06/2005 A ópera de Batucada
19/06/2005 Somos ignorantes em Brasil
18/07/2005 Daslu, Lula e a guerra dos mundos
16/07/2005 Veja índices da evolução educacional no Brasil
14/07/ 2005 Euforia equivocada
13/07/2005 Museu vai para a rua
11/07/2005 Solução nota 10