HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

saúde solidária
07/06/2004
Farmácia itinerante leva remédios à população carente

Uma grande fila de pessoas com receitas médicas nas mãos se formou entre as quadras sete e 14 de Riacho Fundo II. É que aproximadamente dez mil caixas de 11 medicamentos diferentes foram distribuídas para a comunidade. A farmácia itinerante é uma iniciativa da organização não-governamental Ocam, realizada dentro do 1º Encontro Sócio-Ambiental Qualivida organizado pela Cooperativa de Catadores de Lixo 100 Dimensão.

O remédio mais procurado pelos moradores de Riacho Fundo II foi o vermífugo, seguido por medicamentos para abaixar pressão. Xaropes, antialérgicos, cremes dermatológicos e antibióticos também foram distribuídos para quem tivesse receita médica. Um médico e um farmacêutico ficaram à disposição da comunidade para pequenas consultas.

Os olhos da dona de casa Maria de Fátima Lima brilhavam diante ds caixas de remédios que tinha nas mãos. Ela levou para casa medicamentos contra verme, tosse, piolho e inflamações, para uso próprio e de seus quatro filhos. Tamanha felicidade tem explicação: "No momento estou sem a mínima condição de comprar remédio", confessa. "A ajuda veio em boa hora".

O diretor da Ocam, André Luiz Silva, explica que a intenção da organização é melhorar a qualidade de vida da população carente por meio de distribuição de medicamentos básicos e consultas médicas. Riacho Fundo II foi a sede da primeira experiência da farmácia itinerante, mas o objetivo é uma vez por mês visitar todas as cidades satélites. Origem O 1º Encontro Sócio-Ambiental Qualivida foi idealizado por Sônia Maria da Silva, coordenadora da Cooperativa 100 Dimensão, especializada em coleta seletiva e reciclagem de lixo. O propósito do encontro foi aproveitar as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente e alertar a comunidade sobre a importância da preservação da natureza. "A qualidade de vida depende da ação de cada um", atenta a coordenadora. "O meio ambiente está dentro da gente". Além da farmácia itinerante, cortes de cabelo gratuitos, aulas para ensinar às crianças a forma correta de escovar os dentes e como fazer papel reciclado, além de feira de artesanato, fizeram parte do evento. Para animar a comunidade, um palco cheio de atrações cênicas e musicais – entre elas, o Hino Nacional Brasileiro cantado em ritmo de maracatu. Durante a festa um bingo sorteou cinco prêmios, entre bicicletas e fogão. Ao final, um sortudo levou para casa todo o dinheiro recolhido com a venda das cartelas de bingo.

As informações são do Jornal de Brasília.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
04/06/2004 Desempregado paulistano recebe apoio psicológico
03/06/2004
Projeto leva índios guaranis-caiuás para as salas de aula
03/06/2004
Grupo de mulheres transforma retalhos em grife
02/06/2004
Aposentado aprender a ler e escrever aos 101 anos
02/06/2004
Lixo vira diversão no litoral do Ceará
02/06/2004
Professor ensina transformar plantas em remédios
01/06/2004
Comunidade transforma palha de milho em peças artesanais
01/06/2004
Casal de Cuiabá recicla água e tem economia de 30% em conta
01/06/2004
Moradores fabricam tijolo ecológico e diminuem o custo de casas poplulares
31/05/2004
Médico ineveste em pessoas carentes