HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ensino fundamental
10/09/2004

Campanha incentiva jovens e adultos a estudar

Ana Paula Fonseca
Especial para o GD

Conscientizar e mobilizar a sociedade para melhorar a educação de jovens e adultos do ensino fundamental da rede pública. Esta é a missão do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Natura e da Fundação Abrinq em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

A idéia é aumentar a demanda de alunos para cursos, incentivar o retorno à sala de aula, apoiar a capacitação de professores em fóruns estaduais e regionais, valorizar e reconhecer iniciativas bem sucedidas de escolas e de professores com o Prêmio Crer para Ver.

Criado em 1995, o programa Crer para Ver investe no ensino fundamental da rede pública os recursos arrecadados com a venda de camisetas, canetas, embalagens e cartões. Desde então, as 370 mil consultoras da Natura conseguiram arrecadar cerca de R$ 15 milhões de reais. A meta para esse ano é de atingir R$ 2,5 milhões de reais.

Agora com o prêmio de mesmo nome, as entidades pretendem incentivar ainda mais projetos já existentes nas escolas da rede pública para melhorar a educação de jovens e adultos.

Com a verba serão realizados os projetos em EJA nas escolas públicas que possuem ensino fundamental e financiada a capacitação de professores da rede pública para melhorar a qualidade do ensino. Agora com o prêmio de mesmo nome, as entidades pretendem incentivar projetos já existentes nas escolas da rede pública para melhorar a educação de jovens e adultos.

Quem ganhar o prêmio, nas cinco regiões do país, terá direito a um pacote turístico-cultural e as escolas premiadas receberão 10 mil para investir no projeto escolhido. "O objetivo é contribuir para a implantação de políticas públicas locais que possibilitem um ensino público de qualidade com foco na formação adequada e contínua de professores, com parceria de diversos setores da sociedade", afirmou Susy Yoshimura, coordenadora do Programa Crer para Ver.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
09/09/2004 Cooperativa muda a vida dos catadores
09/09/2004 Projeto de cultivo de algodão transforma comunidades no Nordeste
08/09/2004
Camisetas ecológicas geram renda para catadores
08/09/2004 Lixão de Salvador está nas ruas
03/09/2004 Jovens fabricam móveis com estrutura de garrafa pet
03/09/2004
Empresa ensina crianças a aproveitarem melhor o alimento
03/09/2004
Cearenses aprendem a arte de esculpir em pedra
03/09/2004
2ª Culturarte envolve comunidade
02/09/2004 Diretora acha importante superar muro que separa asfalto e favela
02/09/2004
Juiz orienta jovens sobre a importância do voto