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13/10/2003
Moradores criam grife em Cidade Tiradentes


O bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, assistiu, ontem, ao primeiro desfile de moda da Coocity (nome provisório). Trata-se de uma grife criada e bancada pela Associação dos Moradores e Mutuários do Conjunto Habitacional Santa Etelvina (Acetel), da própria região.

Na platéia, em vez de especialistas do mundo fashion, estavam pais, mães, parentes e amigos orgulhosos e a fim de conferir as tendências de moda da Coocity.

"Desenhei os modelos e com a ajuda das costureiras saí em busca dos tecidos no Bom Retiro", contou a estilista da grife, Verônica Rodrigues, de 19 anos, que deve retomar seu curso de estilismo no próximo ano, se a marca der certo.

"As roupas terão boa qualidade, baixo custo e a cara do que o pessoal daqui gosta de usar. Não adianta nos inspirarmos nas revistas de moda, nas tendências internacionais, somos um mundo a parte. A Cidade Tiradentes tem seu próprio estilo de vida, por isso, tem de ter sua própria moda."

Além de força de vontade, o desfile contou com a solidariedade dos moradores do conjunto. As modelos - com idades entre 4 e 18 anos, a maioria filhas das costureiras da grife - trouxeram de casa seus melhores sapatos e adereços para incrementar a estréia da marca.

"Me inspirei nas cores dos prédios da região como uma forma de homenagear esse lugar", contou Verônica. "Também teremos muita roupa com apliques de fuxico, pois temos uma escola que ensina a fazer isso na comunidade", explicou ela, já fazendo planos de lançar no próximo ano maiôs e biquínis e também moda masculina na grife.

Para o presidente da associação de moradores da região, Silvio Amorim, além de facilitar a compra de roupas boas em Cidade Tiradentes (o shopping mais perto fica a uma hora de lá), a grife vai proporcionar empregos e aumento renda para muitas pessoas da comunidade. As peças serão confeccionadas pelas 32 costureiras da cooperativa da associação e é esperada a contratação de mais gente.

"Também teremos vendedoras que vão trabalhar como "sacoleiras", de porta em porta, levando os catálogos da marca", explicou a estilista Verônica. "Roupa boa, barata e que faz a comunidade crescer, isso sim é fashion", garantiu ela.

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