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Balcão de Direitos
29/09/2004

Cidadania em unidade móvel no Rio de Janeiro

Mais de 1.500 pessoas já foram atendidas no Rio de Janeiro (RJ) pelo Balcão de Direitos Móvel. A procura pelo balcão é, em 80% dos casos, para fazer documentos. Mas os cidadãos também recebem orientação sobre que órgãos procurar para resolver cada tipo diferente de questão. O Balcão de Direitos existe há quatro anos em pontos fixos da cidade e, desde maio, passou a atender também em uma unidade móvel.

A função do balcão móvel é fazer encaminhamentos relacionados, principalmente, a documentação. Em média, a unidade móvel atende 50 casos por dia. Diferente dos núcleos fixos, esta unidade não presta serviços relacionados a ações judiciais. Nestes casos, apenas são oferecidas orientações sobre os postos de atendimento e outras instituições que prestam este tipo de serviço gratuitamente.

O serviço do Balcão de Direitos Móvel é realizado em parceria com a Rádio Globo e oferecido pela assessoria jurídica gratuita do Viva Rio. Além do Balcão de Direitos Móvel, existem sete núcleos fixos da assessoria jurídica do Viva Rio, localizados no Botafogo, Cantagalo, Leme, Maré, Praia de Ramos, Rocinha e Praia Vermelha – Urca.


As informações são da Fundação Banco do Brasil.

 
 
 

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