HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

INCENTIVO
29/09/2004

Formatos Brasil irá capacitar 600 gestores sociais pelo país

Estão abertas as inscrições para o Programa Formatos Brasil, uma iniciativa do Senac em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e The Johns Hopkins University. A capacitação irá formar cerca de 600 gestores sociais de organizações de base comunitária, de 13 estados do Brasil, em 20 localidades diferentes. Segundo Sérgio de Oliveira e Silva, coordenador do programa, o objetivo principal do Formatos Brasil é capacitar estes atores sociais a fim de que eles, a partir das competências trabalhadas, desenvolvam projetos de desenvolvimento local integrado e sustentado em suas comunidades com um melhor modelo de gestão.

A iniciativa vem ampliar o programa Formatos 500 que, em 2003, capacitou quinhentas lideranças sociais na cidade de São Paulo. O programa traz novidades conceituais e metodológicas em relação à versão anterior e será desenvolvido em três etapas. As atividades terão início a partir da segunda quinzena de outubro, após a seleção das 30 entidades participantes em cada localidade. A primeira etapa será uma introdução à Gestão no Terceiro Setor, abordando temas que são pilares do desenvolvimento social: Terceiro Setor, Redes Sociais, Desenvolvimento Local Integrado e Sustentado e Economia Solidária.

Já no segundo módulo, os participantes irão conhecer as quatro principais ferramentas de gestão para as organizações: Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais; Parcerias e Alianças Estratégicas; Mobilização de Recursos; e Avaliação de Projetos Sociais. A terceira etapa será definida conforme diagnóstico realizado em cada região. Neste momento, será apresentada a metodologia de Redes Sociais, onde as organizações iniciam a articulação de uma rede, definindo seus objetivos e metas. "A idéia é que as entidades comecem a trabalhar entre elas e, depois, num segundo momento, façam as parcerias intersetoriais, criando Fóruns de Desenvolvimento Local com a participação de todos os setores. O objetivo é que a sociedade civil organizada seja a indutora do processo de desenvolvimento", comenta Sérgio.

Todo o programa será desenvolvido por um corpo docente formado por especialistas do Senac, além de participantes escolhidos entre líderes comunitários de organizações sociais apoiadas pelo Senac e representantes da Fundação Banco do Brasil, que foram capacitados pela The Johns Hopkins University.

Nancy Pinheiro Costa, responsável pelo programa no Estado da Bahia, acredita que o Formatos Brasil será uma ótima oportunidade para estes gestores que, apesar da boa vontade e enorme interesse em desenvolverem projetos comunitários, acabam não tendo acesso a cursos de formação e, desta forma, não conseguem ampliar suas ações e resultados.

"Acredito que, com o Formatos Brasil, poderemos intervir diretamente nas organizações, no sentido de consolidar a participação dos gestores, desenvolvendo competências para que eles sejam capazes de sair do assistencialismo e busquem parcerias, alianças e formem redes, a fim de gerar mudanças efetivas nas comunidades", comenta a assistente gerencial, que acredita que a procura pelo programa será grande na capital baiana, devido ao número expressivo de organizações não-governamentais que atuam na região.

Ana Cristina Ornelas, responsável pela capacitação em Minas Gerais, afirma que tem recebido grande apoio das entidades sociais mais antigas do Estado, que estão motivando as organizações de base comunitária a participarem. "Fomos recebidos de braços abertos pelas organizações. Por isso, acredito que o Formatos Brasil irá trazer muitos benefícios para a região". No Estado, o programa irá atingir a grande Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas, reunindo 42 municípios. "Há locais na capital que contam com mais de 100 organizações", comenta Ana Cristina.

Seleção
Poderão se inscrever no programa gestores das organizações de base comunitária, sendo apenas um representante por ONG. A seleção será realizada em cada Estado e as organizações selecionadas serão inscritas automaticamente. Caso a entidade selecionada não compareça no primeiro dia das atividades será substituída por outra da lista de espera.

Os interessados em participar poderão obter mais informações e contatos dos locais de inscrição no site do Formatos Brasil: http://www1.sp.senac.br/terceirosetor/formatos/


DANIELE PRÓSPERO
do site Setor3

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
29/09/2004 Cidadania em unidade móvel no Rio de Janeiro
27/09/2004 Músico revela como formou uma orquestra com crianças carentes
27/09/2004 Programa Livro Falado capacita voluntários para serem leitores
27/09/2004
Projeto oferece workshop de VJ a jovens de baixa renda no Rio de Janeiro
27/09/2004
Jovens quebram estereótipo de 'alienados'
27/09/2004 Centro Assistencial oferece atendimento gratuito a gestantes em SP
24/09/2004 Odontologia voluntária promete crescer
24/09/2004
Jornalista difunde esporte radical para deficientes
24/09/2004
Sociedade quer deficiência na pauta do poder público
23/09/2004
Mulheres usam o grafite para transmitir mensagens à comunidade