adaptação
01/06/2007

Vila Clementino ganha obras e promete ser tornar um Bairro Universitário

João Batista Jr.

Área que abriga a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e todas as divisões administradas pelo Hospital São Paulo, a Vila Clementino, caminha para se tornar o primeiro bairro universitário da cidade. “Essa é uma proposta que surgiu para melhorar a questão de segurança no bairro, mas posteriormente vimos que a transformação precisava ser maior”, informa o pró-reitor administrativo da universidade e idealizador do projeto Sérgio Draib.

A proposta inicial era acabar com a onda de estupros ocorridos em 2005, mas Draib percebeu que além de aumentar a segurança, o bairro teria potencial para mudanças mais significativas. “A Vila Clementino é um bairro vocacional na área de saúde”.

Mais de 30 mil pessoas ligadas a Unifesp circulam diariamente na área. A universidade ocupa mais de 200 imóveis ao longo de 18 quadras. “Temos de centralizar alguns setores para melhorar a movimentação e atendimento”. Casas que abrigam áreas de especialidades, como o Instituto do Sono, vão ganhar prédios verticais. O projeto do bairro universitário contempla 22 ruas e 48 quadras.

O primeiro estágio das obras já está em andamento, e sete mil metros quadrados de passeio livre foram reformados. “Mas ainda falta melhorar a acessibilidade, a iluminação, além de implantar semáforos inteligentes e sistema cabeamento óptico”.

A prefeitura de São Paulo anunciou esta semana um investimento de R$ 10 mi na melhoria do transporte da região. O terminal de ônibus Capelinha/Ibirapuera/Santa Cruz será repavimentado e ganhará novos abrigos em diversos pontos. “Bancas estão sendo tiradas de algumas calçadas e barracas de comida não poderão ficar próximas ao hospital”, revela o secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura Luiz Bloch.

Corredor Cultural
A Vila Clementino recebe um número grande de visitantes durante o dia, mas à noite a movimentação é pequena. “É muito caro pra São Paulo um bairro apagar à noite”, diz Bloch. Pensando nisso, a Unifesp elaborou um trajeto cultural que liga o metrô Santa Cruz ao Parque do Ibirapuera. “A idéia é que a iniciativa privada invista no bairro, com livrarias, restaurantes e cafés, atraindo pessoas em diferentes horários”, conclui Draib.


Vila Clementino adaptado para ser Bairro Universitário

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
31
/05/2007 MIT, USP e Fundação Bradesco fazem operação conjunta no Tocantins
30
/05/2007 Santa Cecília pode ganhar “Calçada da Fama”
30
/05/2007 Cigarro gigante no Viaduto do Chá
29
/05/2007 Cachorros acompanham donos no escritóriol
28
/05/2007 São Paulo ganha a 1ª Escada Cultural
28
/05/2007 Vagão de trem transporta educação
25
/05/2007 Propagandas de cerveja violam código de auto - regulamentação publicitária
24
/05/2007 Site é criado para discutir São Paulo sob a ótica da arquitetura
23
/05/2007 UNESP melhora a pedagogia de cidades do interior
23
/05/2007 Periferia embarca em documentário para relatar transporte público
Mais matérias