João
Batista Jr.
O lançamento do livro “&Fork”, da
editora inglesa Phaidon, mostra que o Brasil é rico
em novos designers que trabalham a sustentabilidade e a responsabilidade
social. Na lista dos 100 artistas mais importantes da nova
geração, 11 são brasileiros: Carla Tennenbaum,
Flávia Pagotti Silva, Leo Capote, Mana Bernardes, Manuel
Bandeira, Nada se Leva, Nido Campolongo, Nó Design,
Ovo e Teté Knecht e Marcelo Moletta.
“O foco da busca era o novo designer, que ainda não
está completamente instalado no mercado”, conta
a editora da revista Arc Design Maria Helena Estrada –
que figurou entre as 10 juradas do livro que promete nortear
o mercado de design atual. Sem saber como a Phaidon chegou
ao seu nome, Estrada conta que pediu para que aceitassem as
peculiaridades da produção nacional. “No
Brasil, o lado artesanal é muito forte, então
as discussões têm de levar isso em conta”.
Cada escolhido tem três páginas para mostrar
suas produções. “O critério de
escolha tinha de pensar nas pessoas que não tem um
trabalho muito pequeno”. Estrada conta que o Brasil
tem bastante talento, o que dificultou seu trabalho de seleção.
“Foi difícil escolher, pois os designers já
tinham de ter produzido um certo número de peças”.
Alguns destaques
O paulista Nido Campolongo é o nome que mais se destaca
no trabalho com sustentabilidade por construir móveis
inteiros feitos em papel reciclado. Nido já desenhou
agência de publicidade na França e foi citado
em matéria da revista especializada em design Wallpaper.
Já a sustentabilidade do também paulista Leo
Capote acontece na reutilização de materiais.
“Eu uso ferro de passar, vinil, talheres”, conta
o designer. “Depois eu trabalho em cima de seus materiais
para dar forma a objetos como cadeira, bancos e luminárias”.
A responsabilidade fica por conta de Flávia Pagotti
Silva, que usa mão-de-obra de um projeto social realizado
em uma favela de Interlagos. “Faço meus objetos
com os marceneiros da Associação Monte Azul
e uso material ecologicamente correto sempre que possível”,
revela Pagotti.
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