lei de trânsito
05/11/2007

Projeto prevê que motoboy use colete com o número
da placa da moto

João Batista Jr.

De autoria do deputado estadual Edson Ferrarini (PTB), o projeto de lei 527 prevê que os motociclistas das cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes usem um colete com o número da placa da moto que dirigem. "Esse registro deve ficar nas costas”, diz o deputado, que vê a população amedrontada com o grande número de motoqueiros nas ruas.

O projeto foi pensado depois do que presenciou na Avenida 23 de Maio. "Um carro derrubou um motoboy e, logo em seguida, o carro foi cercado por diversos deles, que quebraram o vidro do veículo com seus capacetes". “Se tivessem os coletes com identificação, seriam denunciados pelos motoristas que presenciaram a cena.”

A mesma lei pede a criação e uma delegacia especial para os motociclistas. “Dessa vez, é para protegê-los dos carros”, diz Ferrarini, lembrando que os motoboys são mais vulneráveis às colisões.

A lei precisa ser aprovada na Assembléia para depois ser assinada pelo governador. “Sei que não consigo agradar a todos, mas essa discussão tem de entrar em pauta”, diz ele, lembrando que a lei que obrigou o uso de cinto de segurança também enfrentou resistência. “Até todos perceberem que era a forma mais segura de guiar.”

Segundo o Conselho Nacional do Trânsito (Contram), o projeto está atrasado. Isso porque o órgão baixou uma medida que obriga o uso de faixas reflexivas e placas refletivas para aqueles que usam a moto para fins comerciais. “Mas meu projeto aceita emendas”, finaliza Ferrarini com esperança.

Links relacionados:

Contratantes de motofrete também receberão selo
Federações, empresas e associações apóiam Selo Trânsito Seguro
Empresas de motofrete que usam selo são mais seguras

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
02/11/2007 Emprego em São Paulo
01/11/2007
“Acabo de me formar na www.africanvirtualuniversity.org”
01/11/2007 CPTM deixa livros nos vagões dos trens
30/10/2007 Grife quer refletir realidade dos jovens de Campo Limpo
30/10/2007
Professor em SP se aposenta antes do que em país desenvolvido
29/10/2007
Arquiteto lança livro para mostrar as belezas de SP
29/10/2007
Centro vai receber filial de clube gay mais importante de SP
26/10/2007
Casos de jovens com altas habilidades
26/10/2007
Rua Haddock Lobo vai ganhar “shopping” aberto
25/10/2007
Virada Universitária pretende reverter serviços para a população
Mais matérias