olhar
29/10/2007

Arquiteto lança livro para mostrar as belezas de SP

João Batista Jr.


"Não tem harmonia nem alinhamento, o que não quer dizer que seja somente feia”. Para o arquiteto paulistano Arthur Casas, é preciso treinar os olhos para enxergar a beleza da cidade, conforme escreveu em seu livro recém lançado São Paulo na Arquitetura de Arthur Casas, pela editora Décor.

A obra foi elaborada para ser uma espécie de guia arquitetônico para os turistas. “O livro foi pensado para os amigos e arquitetos estrangeiros.“ Como a cidade teve um crescimento desordenado, a percepção do belo tornou-se mais difícil. “Você vê um imóvel ou monumento bonito, mas ele muitas vezes está ao redor de coisas feias.”

Motivos

”Faltam iniciativas boas e reeducação”. A Lei Cidade limpa não foi bem elaborada, segundo sua avaliação. “É importante remover as fachadas, mas e depois?”. Para ele, faltou um projeto paralelo que ensinasse a população a importância de preservar as fachadas originais. “O comerciante remove o letreiro e depois pinta com uma cor que não tem nada a ver com o estilo do local. É preciso ensinar o valor histórico. A paisagem é do cidadão, não pertence ao proprietário do imóvel.”

Mudanças
A região da Luz, por exemplo, é considerada pelo arquiteto como uma das mais bonitas da cidade, com atrações como a Pinacoteca, a Estação Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e a Estação da Luz. “Mas passear por lá é complicado. Fui com minha filha dar uma volta na região e quase não conseguíamos andar nas calçadas esburacadas, sem falar nas pessoas fumando crack na frente de todos.”

Mas o arquiteto acredita que é possível mudar esse quadro de degradação, e cita o processo de revitalização pelo qual passou Nova York como exemplo. “Na década de 1970, a cidade era perigosa e suja, mas hoje, depois de uma política dura, a cidade está segura.”

Dicas de passeios
Higienópolis: “O bairro está cheio de obras assinadas por arquitetos importantes, como Lino Revi e Paulo Mendes da Rocha, e é arborizado”.

Campos Elíseos: “É importante levar um turista ao bairro para explicar a forma como a cidade cresceu. O que era antes um loteamento de chácaras se tornou do tamanho que conhecemos.”

Sesc Pompéia: “O projeto da Lina Bo Bardi é um dos mais bonitos de São Paulo”

Marginal Pinheiros: “Passar pela extensão dessa via é interessante para mostrar os contrastes da cidade.”

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
29/10/2007
Centro vai receber filial de clube gay mais importante de SP
26/10/2007
Casos de jovens com altas habilidades
26/10/2007
Rua Haddock Lobo vai ganhar “shopping” aberto
25/10/2007
Virada Universitária pretende reverter serviços para a população
25/10/2007
Designers discutem criar pólo de produção em São Paulo
23/10/2007
Avanhandava vai ganhar praça em área degradada
19/10/2007
Entenda mais sobre superdotados e pessoas com altas habilidades
19/10/2007
Além da Mostra, São Paulo é a protagonista no Cine Cidade
18/10/2007
Mostra de Cinema tem programação gratuita para alunos de 2° grau
18/10/2007
Cidade de São Paulo é destaque em cinco filmes da Mostra
Mais matérias