HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

escândalo
14/09/2004
Conselho Tutelar flagra crianças recebendo carona de carros da prefeitura

MOSSORÓ (RN) - Dois caminhões da prefeitura foram flagrados dando carona a crianças para irem ao lixão, na última sexta-feira, por membros do Conselho Tutelar que integravam a comissão formada que estava fazendo uma visita para averiguar as denúncias publicadas por O Mossoroense no último mês de agosto.

De acordo com a conselheira, Eliete Santos, os veículos são de placas MYO 2739 e MYF 2637. "Todos que estavam integrando a comissão testemunharam os caminhões trazendo as crianças. Quando perguntei ao motorista o que era aquilo ele disse que estava só dando carona", explicou.

Além desse flagrante, foram encontradas mais 10 crianças, sendo que 3 fugiram quando deram conta da presença da comissão e das outras 7, 3 estão inscritas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), mas não estão indo à escola. "Nesse caso fica constado que a prefeitura não está fazendo a fiscalização corretamente, porque existe um cadastro com o nome dos beneficiados", disse Eliete Santos.

A conselheira disse também que a área social da prefeitura tem pecado no trabalho de orientação aos pais. "O pai de uma delas disse que estudar era perda de tempo, que o filho tinha era que ajudá-lo no serviço", criticou.

No final da diligência as 7 crianças foram levadas para casa, e os pais das outras 3 que estão inscritas no PETI estão intimados a participarem de audiência hoje no Conselho Tutelar, na qual serão advertidos e se repetirem o mesma infração o Conselho entrará com uma representação no Ministério Público contra o reincidente.

O relatório com as informações obtidas durante a diligência será entregue ao titular da Promotoria da Infância e da Adolescência, Olegário Gurgel, até o final de outubro.

O promotor informou a O Mossoroense no último mês de agosto que se fosse constatada a presença de crianças no lixão através de denúncia do Conselho Tutelar ele tomaria as providências necessárias para esta situação.

Sucata
A conselheira Eliete Santos também informou que o dono de uma sucata, que não quis se identificar para ela, fez uma denúncia sobre o fato de alguns pais que lhe vendem lixo estão sempre acompanhados dos filhos na realização do serviço. "O dono de uma sucata disse que é comum as crianças irem com os pais à sucata", explicou.

Saco
A diligência flagrou também a presença de um vizinho que levou um menino para o lixão e o escondeu em um lugar inusitado. "Um homem havia levado o filho do vizinho dele e quando nos viu escondeu o garoto em um saco de lixo, quando chegamos perto da criança ela estava agachada por trás de um 'morro' de lixo", contou.

Transporte
Apesar de terem contado com o automóvel da prefeitura para fazer a diligência, houve dificuldade para conseguir o carro. "No dia quase que o transporte não vinha, a gente teve que pegar carona nos outros carros da comitiva", afirmou.



BRUNO BARRETO
do jornal O Mossoroense, de Mossoró - RN

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
14/09/2004 Inep traça perfil do aluno no estágio muito crítico de aprendizagem
14/09/2004
Governo cria o ProUni por medida provisória
14/09/2004 Brasil está na rota dos crimes na internet
13/09/2004
Medicina quer reduzir efeitos da poluição
13/09/2004
Salários vencem a inflação
13/09/2004
OAB aprova mudanças urgentes à Lei de Crimes Hediondos
13/09/2004
Brasil propõe trocar dívida por projeto
13/09/2004
Mendigos de rua sofrem com discriminação
10/09/2004
MEC adota software livre em novembro
10/09/2004
Jovens orientam pacientes em hospitais da Grande São Paulo