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transporte
15/10/2003

Estado de SP e prefeitura estudam projeto de "metrô sobre pneus"

O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo participarão de um projeto para criar um novo modo de transporte coletivo a ser implantado na região metropolitana, intermediário entre os sistemas metroviário e de ônibus - uma espécie de "metrô sobre pneus" ou "ônibus-metrô".

O sistema, já batizado de TEU (Transporte Expresso Urbano), será desenvolvido por técnicos da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), da SPTrans (São Paulo Transporte) e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A parceria foi oficializada em Vitória (ES), no 14º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.

O TEU é inspirado no projeto Transmilênio, implantado há mais de dois anos em Bogotá, na Colômbia, e elogiado pela comunidade internacional.

Uma das principais características para diferenciá-lo dos corredores de ônibus tradicionais é a presença de vias expressas exclusivas. A operação deve ser como a do metrô, com a saída de veículos monitorada eletronicamente. "É uma tecnologia valiosa que precisa ser testada", diz Gerson Bittencourt, presidente da SPTrans.

Na sombra do TEU estão as obras do Fura-Fila, atual Paulistão, que também propunha um modo diferenciado sobre pneus, mas que acabou fracassando. "O problema do Fura-Fila foi a área escolhida, que liga nada a lugar nenhum, e a sofisticação do veículo, não do sistema", alega Cláudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP.

Embora se proponha a ser "diferente", segundo especialistas, ele também não se distancia muito dos projetos de corredores de Curitiba e do ABC paulista - com algumas melhorias.

"Não é uma adaptação ou melhoria do sistema viário para receber os ônibus, como estamos acostumados a fazer no Brasil. A idéia nova é construir aquilo que for necessário, até mesmo fazendo desapropriações, para implantá-lo. Também não tem nada a ver com contestar a importância do metrô. Mas jamais teremos metrô na frente da casa de todo mundo", afirma, referindo-se ao custo elevado dos sistemas sobre trilhos (cada km de metrô custa até US$ 100 milhões, de quatro a cinco vezes o custo esperado de um TEU).

A elaboração do projeto será financiada pela ONG internacional Fundação Hewlett. O empreendimento deve poder transportar 25 mil passageiros/hora. A capacidade do metrô costuma se aproximar de 50 mil/hora. A dos corredores de ônibus, de 15 mil/hora.

As informações são da Folha de S. Paulo.

   
 
 
 

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