Segurança
16/07/2008

Cinco mil km de táxi grátis para apoiar a lei seca

Erika Vieira

Os paulistanos que querem se divertir sem se preocuparem com a Lei Seca têm a disposição, até o próximo fim de semana, 5 mil quilômetros de corrida de táxi grátis. O serviço faz parte do Movimento Piloto da Vez, criado pela companhia de bebidas alcoólicas Diageo com o apoio da Central Comum Rádio Táxi. A campanha oferece a bolsa de quilometragem para incentivar o consumo consciente.

“Queremos que as pessoas continuem se divertindo, mas também queremos salvar vidas”, diz Eduardo Bendzius, idealizador do movimento e diretor de marketing da Diageo, empresa detentora da marca Johnnie Walker. Por isso, no último fim de semana 170 táxis levaram as pessoas para as baladas gratuitamente. No total foram feitas 370 corridas, o que significou 2.900 quilômetros rodados, sobrando outros 2.100 para serem utilizados neste sábado e domingo (19/07 e 20/07).

Para usar o serviço basta ligar para os telefones 5069 – 0404 ou 2163 – 9555 e dizer a senha: “Quero meu piloto da vez”. Pronto, um carro é mandado para qualquer região da cidade de São Paulo levando e trazendo as pessoas que querem sair para beber ou apenas se divertirem. Segundo a Central Comum Rádio Táxi, os horários que tiveram mais procura foram dás 22h de sábado às 4h de domingo. “Todo mundo gostou. E essa é uma alternativa que ajuda o cliente e sai mais em conta do que fazer outro tipo de publicidade”, diz Alessandro Gagliardi, supervisor interno da Central. Bendzius também está satisfeito com o resultado: “vamos estender a iniciativa para além de São Paulo e pretendemos deixar isso vivo o ano todo”.

O Movimento Piloto da Vez já acontece há três anos, sendo muito lembrado pela vez que pilotos de Fórmula 1 levaram os “baladeiros” para casa.Como o Montoya que, em 2005, dirigiu o carro de uma fã ao final de uma festa. Com o slogan “Se beber não dirija”, o Piloto da Vez incentiva o hábito de que um dos amigos da roda não beba, para que transporte os outros em segurança.

Usando o bafômetro ainda no bar
Para ter certeza de que não serão penalizados pela Lei Seca, os freqüentadores dos bares Biroska, Frango com Tudo, Espetinho e Bar do Nelson podem fazer o teste do bafômetro antes de pegarem o carro. “Todo mundo quer fazer o teste. Os clientes brincam entre si para ver quem bebeu menos e que vai poder dirigir”, fala a proprietária Lilian Gonçalves.

Quem não passa no teste, acaba pegando carona em um dos dois carros que ela comprou exclusivamente com esta finalidade. O serviço é oferecido apenas para quem mora há uma distância de 15 quilômetros. “Os clientes dizem que estão vindo só porque tem os carros para levá-los para casa.” Por isso, os bares de Lilian ainda continuam cheios, mas a medida está gerando um aumento de R$ 5 mil mensais para a comerciante que não concorda com a nova lei. “O chopinho é o único lazer que o paulistano tem. A lei deveria tolerar um teor maior.”


Carro que transporta os clientes do Bar Biroska

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
14/07/2008
Empresa aposta na fabricação de perfume personalizado
11/07/2008 Alberguistas ensinam origami no metrô
10/07/2008
Rock combina com doação de sangue
10/07/2008 Abandono vira arte
08/07/2008
Empresas usam marketing olfativo para vender mais
08/07/2008
Gravidez precoce diminui no Estado
07/07/2008 Flores virtuais no metrô e peixes DJs são novidades artísticas em SP
07/07/2008
Novo método de radioterapia em São Paulo
04/07/2008
São Paulo é a capital brasileira de golfe
04/07/2008 Morador de rua ganha espaço para leitura
Mais matérias