negócios
14/07/2008

Empresa aposta na fabricação de perfume personalizado

Keila Baraçal


Perfume único para cada gosto e tipo de cliente. Este foi o insight que a empresária Mônica de Campos Lacerda teve, ao lançar a única empresa no Brasil que fabrica perfumes personalizados. A idéia é fazer com que cada pessoa tenha um cheiro exclusivo.

Quando um cliente decide ter um perfume próprio e chega à empresa de Mônica, na rua Pamplona, no Jardins em São Paulo, ele precisa responder a um questionário com trinta tópicos. “Perguntamos de tudo. Desde onde a pessoa gosta de passar as férias, até qual é o tipo de comida que ela prefere”, relata a empresária.

Depois de concluído o preenchimento do questionário, é a vez de o perfumista entrar em cena. Através de uma máquina capaz de produzir diversos cheiros, o profissional faz inicialmente, três essências. Todas são encaminhadas ao usuário que, por sua vez, opta pelo que mais se enquadra ao seu perfil. Em questão de dez dias a fragrância – com 100 ml – está pronta. Além do perfume, é impresso no frasco o nome do comprador. “Cada fórmula tem seu registro individual na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”

A média de venda, segundo a empresária, é de dez unidades mensais, ao custo de R$ 950. Quem compra seus perfumes são, em geral, pessoas de 30 anos e com alto poder aquisitivo. No caso da empresa de Mônica, os homens saem na frente quando a ordem é comprar perfume personalizado. “A proporção é de 60% homens e 40% mulheres. Eles andam bem vaidosos.”

Mônica se inspirou em empresas que fazem o mesmo serviço no exterior. Ela resolveu apostar nesta nova modalidade, porque entendeu que as pessoas querem um perfume específico. “Lá fora, tem muita empresa que já faz este tipo de serviço [cobrando por cada frasco, cerca de 50 mil euros]. Fazemos questão de produzir um perfume de qualidade.”


Personalizado: além do cheiro, nome de cliente vem na embalagem do perfume

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
11/07/2008 Alberguistas ensinam origami no metrô
10/07/2008
Rock combina com doação de sangue
10/07/2008 Abandono vira arte
08/07/2008
Empresas usam marketing olfativo para vender mais
08/07/2008
Gravidez precoce diminui no Estado
07/07/2008 Flores virtuais no metrô e peixes DJs são novidades artísticas em SP
07/07/2008
Novo método de radioterapia em São Paulo
04/07/2008
São Paulo é a capital brasileira de golfe
04/07/2008 Morador de rua ganha espaço para leitura
03/07/2008
Vila Madalena ganha RG
03/07/2008
Exercício para neurônios estimula a criatividade
02/07/2008 Associações de bairro só elogiam restrição de caminhões
01/07/2008
Software descobre o caráter do candidato
Mais matérias