HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

fome
21 /05/2004
ONU negocia a compra de alimento dos sem-terra

A ONU pretende comprar alimentos produzidos pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para ajudar a combater a fome no mundo, uma iniciativa que pode vir a ser uma ajuda aos programas sociais de Luiz Inácio Lula da Silva.

James Morris, diretor-executivo do PAM (Programa Mundial de Alimentação), da ONU, disse que comprar alimentos do MST é uma boa idéia porque poderá assegurar rendimentos aos pobres das áreas rurais do Brasil.

Morris, responsável pela principal agência mundial de distribuição de alimentos, que ajuda 110 milhões de pessoas ao ano, se encontrou com Lula e com representantes do MST durante uma visita de quatro dias que fez ao Brasil nesta semana.

"Nós estamos buscando oportunidades para comprar aqui [no Brasil] e isso [negociar com o MST] vai ser uma boa coisa para todos e faz sentido. Eu espero que dê certo", disse Morris à agência de notícias Reuters anteontem.

"Temos um grande interesse no bem-estar dos pequenos agricultores e em comprar deles quando nós conseguimos", afirmou. "Não há substituto numa família a ter rendimentos para poder se sustentar por conta própria."

Os alimentos comprados do MST poderão ser distribuídos em países como o Peru, a Bolívia e o Haiti, onde o PAM tem projetos.

A intenção de Morris pode gerar controvérsia no Brasil, diante da oposição que existe no país à atuação do MST.

Lula lançou uma campanha para combater a pobreza mundial, usando como exemplo o seu programa Fome Zero. O presidente sugeriu que uma taxa sobre a venda de armas no mundo fosse revertida para o combate à fome.
Morris elogiou a iniciativa. "Estou grato a que o presidente de um país da importância do Brasil esteja disposto a ser um defensor das pessoas famintas do mundo".

As informações são da Reuters.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
21/05/2004 Comércio pode ter cota para negros
21/05/2004 Quadrilhas concorriam para fraudar o Ministério da Saúde
20/05/2004 Tarso admite necessidade de recursos
20/05/2004 USP aprova 18 novos cursos
20/05/2004 Especialistas alertam para risco de falências e fusões na rede privada
20/05/2004 Embora "otimista", OIT aponta problemas trabalhistas persistentes
20/05/2004 Déficit da Previdência Social volta a crescer
20/05/2004 Caixa Econômica lança empréstimo com juros baixos para aposentados
20/05/2004 Distrito Federal, um oásis da renda no país
20/05/2004 Fórum Brasileiro de Cultura começa no Rio