HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

direitos mundiais
20 /05/2004
Embora "otimista", OIT aponta problemas trabalhistas persistentes

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou nesta quinta-feira a edição de 2004 de seu relatório global, intitulada "Organizar-se em Prol da Justiça Social". O documento aponta melhorias nas condições de trabalho em todo o mundo, mas chama a atenção para problemas ainda recorrentes em diversos países.

Segundo a organização, os principais obstáculos para o cumprimento dos direitos trabalhistas são a informalidade, a ameaça contra sindicalistas, o trabalho escravo, o subemprego e a exploração da mão-de-obra infantil.

Neste ano, a OIT --uma das principais instituições formadoras do Fórum Nacional do Trabalho, criado para debater as reformas sindical e trabalhista no Brasil-- tem como bandeira a defesa da liberdade de associação e de negociação coletiva.

O relatório aponta que, no Brasil, não há liberdade suficiente para que trabalhadores se associem às entidades sindicais que desejem. A OIT espera, porém, que a situação melhore com a aprovação da reforma sindical.

Informalidade
Para Armand Pereira, diretor do escritório da OIT no Brasil, houve um progresso na consciência mundial a respeito dos direitos fundamentais dos trabalhadores. "Mas ainda existem problemas sérios como violência e ameaça contra sindicalistas no Brasil, na Colômbia e na Venezuela", explica Pereira.

De acordo com o diretor da OIT, a Ásia ainda é o continente que apresenta piores condições de trabalho, apesar da melhora em relação à última edição do relatório. Já a África se assemelha à América Latina quanto a seu principal problema -- a informalidade.

Nesse aspecto, Armand Pereira recomenda que trabalhadores informais se organizem em sindicatos, o que poderia favorecer a defesa de seus direitos.

A publicação do relatório global acontece anualmente como parte da campanha da OIT de promoção e aplicação da Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e seu Seguimento, de 1998.

 

ALINE GATTONI
da Folha Online

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20/05/2004 Déficit da Previdência Social volta a crescer
20/05/2004 Caixa Econômica lança empréstimo com juros baixos para aposentados
20/05/2004 Distrito Federal, um oásis da renda no país
20/05/2004 Fórum Brasileiro de Cultura começa no Rio
20/05/2004 Só quatro estados investigam tráfico internacional de mulheres
19/05/2004 Gasto com habitação consome a maior parte do orçamento da família brasileira
19/05/2004 Projeto Tom do Pantanal chega às escolas de MT
19/05/2004 Unesco dedica prêmio a programa brasileiro
19/05/2004
Igreja e advogados se unem contra a corrupção eleitoral
19/05/2004 MEC avaliará todos os alunos de 4.ª e 8.ª séries