.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

noss cultura
23/02/2005
Mamberti comanda encontro sobre tradições brasileiras

BRASÍLIA ( DF) - Artistas que mantêm vivas tradições culturais brasileiras como bumba-meu-boi, jongo, maracatu e chula vão se reunir no Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, que se realiza de hoje até sábado, em Brasília, para traçar um plano de apoio às variadas manifestações artísticas do País. No evento, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura (MinC), que promove o encontro, pretende discutir as regras de um projeto de R$ 2 milhões do MinC, dinheiro que poderá ser pleiteado por artistas das variadas expressões da cultura popular.

Segundo o secretário de Identidade e da Diversidade Cultural, o ator Sérgio Mamberti, o edital do projeto será lançado em março e poderá ser disputado por artistas que tenham projetos voltados para a transmissão do saber cultural e a manutenção dos grupos aos quais estejam vinculados. "Com esse seminário, queremos dar um impulso aos projetos do governo cujo objetivo será patrocinar a cultura popular para que esse nosso tesouro seja conservado", afirmou Mamberti.

Para a organização do evento, a secretaria promoveu 15 oficinas em várias cidades, que reuniram cerca de mil artistas ligados à cultura popular, como forma de preparar a discussão. "Pudemos concluir algo surpreendente: apesar do bombardeio da televisão, as manifestações culturais resistem porque têm uma força brutal", disse Mamberti. "Mas nós sabemos que é necessária uma ação coordenada do Estado para que essas manifestações não morram e sejam assumidas pelos jovens", acrescentou.

"Temos de mostrar aos jovens que a cultura não é algo apenas dos seus pais", disse o secretário. Segundo ele, o MinC procurou montar um programa com uma ação integrada de apoio às manifestações artísticas populares. "No governo Lula, o apoio a essas culturas deixou de ser pulverizado e passou a ser coordenado." No seminário, 16 representantes de manifestações culturais, entre música e dança, vão se reunir no Complexo Cultural Funarte. Para o evento, foi organizada a exposição Da Cabaça, o Brasil: Natureza, Cultura, Diversidade, que mostrará cuias e cuités usados pelos brasileiros de norte a sul do País que servem de utensílios para cozinha, para a confecção de instrumentos musicais e para as brincadeiras populares.

Várias apresentações marcam o evento. Para a abertura, estão previstas as apresentações das Orquestras Nzinga de Berimbaus e de Cavaquinho de Cabo Frio. Haverá ainda a Noite de Violas com artistas tocando violas nordestinas, de cocho e caipira, apresentações de rap, de cantigas de roda, de capoeira, de chula e malambo. Está prevista ainda a participação do coral †ande Mbaraete, composto por 40 pessoas, entre meninos e meninas de 12 a 16 anos, que utilizam instrumentos musicais, como o mbaraka mirim (chocalho), o anguapu (tambor), mbaraka guaxu (violão com afinação guarani) e a rawé (rabeca com afinação guarani).

O encerramento terá o show O Bater do Coração, do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos. Artistas do grupo Bumba Meu Boi Fé em Deus, que há 73 anos preserva a tradição do maranhã, e da Banda Papoula, manifestação artística baiana que explora a música reggae, também fazem parte da programação.


GILSE GUEDES
do O Estado de S. Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
23/02/2005
Comissão quer tempo para debater reforma universitária
22/02/2005
Arrecadação de janeiro bate novo recorde
22/02/2005
Brasil articula a Câmara Setorial do Livro e Leitura
22/02/2005
Projeto Somar capacita jovens no Interior
22/02/2005
MEC incentiva universitário carente a pesquisar periferia
22/02/2005
Entidade quer controle sobre ensino privado
21/02/2005
Verbas da Câmara superam as de 8 Estados
21/02/2005
Pernambuco vai implementar força-tarefa para desenvolver municípios
21/02/2005
Evento estimula soluções articuladas para o desenvolvimento