.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
  saúde pública
23/02/2005
Curso capacita gestores municipais

FORTALEZA (CE) - Discutir as bases para a organização da atenção à saúde com ênfase no princípio daintegralidade da atenção e nas estratégias da intersetorialidade e do Programa Saúde da Família (PSF). Esse é um dos objetivos do Curso de Atualização em Gestão da Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com a colaboração do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Conselho estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece).
O curso será realizado no período de 31 de março a 20 de maio deste ano.

As aulas serão ministradas em três módulos. Um estudo de caso será o fio condutor das aulas, estabelecendo o contexto para a aprendizagem. A partir dele, situações-problema serão utilizadas para a organização dos conteúdos, incorporando às novas diretrizes de Educação Permanente do Ministério da Saúde.

Serão abordados, também, temas-chave para a ação em saúde e as discussões serão estruturadas com ênfase no relato de gestores da saúde, que vivenciaram, na prática, experiências e desafios, propiciando assim o compartilhamento de saberes.

Serão oferecidas 40 vagas que podem ser preenchidas por gestores, assessores e coordenadores institucionais de saúde e demais profissionais do Sistema Único de Saúde, de todas as esferas de governo e todos os níveis de atenção.

As inscrições da ESP, pelo telefone 3001.9230, até o dia 21 de março. O curso tem carga horária de 90 horas de atividades, sendo 60 horas presenciais e 30 horas à distância.

Objetivos
O Curso de Atualização em Gestão de Saúde tem, ainda, como proposta analisar o funcionamento de um Sistema de Informação em Saúde no âmbito da Gestão de Saúde; compreender o papel do planejamento, enquanto instrumento de gestão, no âmbito da Gestão em Saúde, analisar a sistemática de financiamento do Sistema Único de Saúde compreender o papel do processo da avaliação em saúde; e discutir os fundamentos da ética e da humanização aplicados à saúde.

O curso será distribuído em três módulos por afinidade e por conteúdo. O primeiro módulo - que acontece de 31 de março a 2 de abril - debate o tema “Conhecendo o SUS, abrindo caminhos e tecendo redes na sua consolidação”. O segundo módulo - que será realizado de 28 a 30 de abril - enfocará a “Gestão de Informação e da Vigilância em Saúde”. O terceiro - de 18 a 20 de maio - terá como foco central a “Gestão da Qualidade em Saúde”.

As informações são do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
23/02/2005
Mamberti comanda encontro sobre tradições brasileiras
23/02/2005
Comissão quer tempo para debater reforma universitária
22/02/2005
Arrecadação de janeiro bate novo recorde
22/02/2005
Brasil articula a Câmara Setorial do Livro e Leitura
22/02/2005
Projeto Somar capacita jovens no Interior
22/02/2005
MEC incentiva universitário carente a pesquisar periferia
22/02/2005
Entidade quer controle sobre ensino privado
21/02/2005
Verbas da Câmara superam as de 8 Estados
21/02/2005
Pernambuco vai implementar força-tarefa para desenvolver municípios