Internet
27/06/2007

Inclusão digital de idosos será disseminada por todo o mundo

Erika Vieira



Idosos do mundo todo terão acesso à internet. Essa é a proposta do Projeto OldNet, que começa a ser disseminado em diversos países. Através do manual, lançado hoje, a metodologia de inclusão digital para a terceira idade passa a ser divulgada.

Intergeracionalidade é a fórmula do sucesso do OldNet. Em outras palavras, idosos e jovens do ensino médio interagem durante o processo de aprendizagem. Os adolescentes tornam-se educadores, ensinando os mais velhos a usar o computador. Cada participante tem um atendimento personalizado; os jovens professores dão aulas e fazem apostila para seus alunos.

O mistério da informática é desvendado de maneira natural - é como se netos ajudassem os avós a navegar na internet e a aprender computação. Esse método já é aplicado há nove anos pela Associação Cidade Escola Aprendiz. “Os idosos vão para o mundo através do OldNet”, diz Izabel de Madureira Marques, coordenadora do projeto.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que o sonho dessa população é navegar na web.“Mexer na internet é a parte do curso de que eles mais gostam; a motivação deles vai lá para cima”, diz Izabel. Ferramentas como Skype, Messenger, e-mail e orkut permitem que eles se comuniquem com parentes e amigos distantes.

Agora o projeto será implantado em asilos, centro de cultura, escolas e instituições de idosos de São Paulo e de outras nações, por meio de uma parceria com a empresa de processadores AMD (Advanced Micro Devices) que tem como meta incluir digitalmente 50% da população mundial até o ano de 2015.


Links relacionados:
Navegar é preciso
A morte precoce dos idosos
Teste para saber se você está morrendo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
27/06/2007
Idosos sonham em navegar na internet
25/06/2007
Projeto com motoboys ganha exposição no CCSP
25/06/2007
SP ganhará praia e extensão escolar de esportes náuticos
25/06/2007 Veja as escolas que estão nos seis primeiros lugares na cidade de São Paulo

22/06/2007 Escolas paulistanas que se destacaram no Ideb
22/06/2007
Entrevista com a diretora da escola paulista mais bem avaliada pelo Ideb
21/06/2007
Melhor desempenho da capital paulista no Ideb
20/06/2007
Museu da Pessoa abre as portas para os paulistanos
20/06/2007
Estudantes terão aula em clubes náuticos
20/06/2007 Praça será museu de sustentabilidade
Mais matérias