mobilidade cultural
27/09/2007

Carroça vira biblioteca itinerante

Keila Cândido


É cantando e empurrando uma carroça carregada de livros que, crianças, pais e voluntários da ONG Maria Flos Carmeli inauguraram a biblioteca itinerante da Baixada do Glicério. Envolvidos pelo clima das histórias deixaram a Baixada do Glicério em direção à Igreja da Paz com a carroça cheia de 300 livros infantis.

A carroça feita por um dos pais que trabalha como catador de papel nas ruas de São Paulo, foi enfeitada e recheada com os livros. O que é instrumento de trabalho dos pais ao mesmo tempo meio de transporte das crianças que vão para a creche, acabou se tornando uma biblioteca itinerante.

O objetivo da atividade é despertar a comunidade para a importância da leitura e fazer com que os pais leiam e contem histórias para seus filhos. Durante todo o evento livros foram emprestados e trocados, além da leitura de vários deles por voluntários.

A Associação Maria Flos Carmeli atende em período integral crianças de 3 a 6 anos por meio do Projeto Quintal da Criança que oferece apoio aos pais que são catadores de papel.E criou o Projeto Ler e Brincar é só começar, que tem uma Brinquedoteca com cerca de 800 livros.

“O homem que amava caixas” de Stephen Michael King, foi a história lida por Humberto Carvalho de Souza de 4 anos, que encantou os que estavam presentes. Após a leitura de Humberto, mais três alunos interpretaram a história e falaram sobre o que acharam do livro, além do professor da USP e poeta Chico dos Bonecos que também contou histórias na chegada à Igreja da Paz .

“Senti a alegria das crianças por estarem falando delas e o que envolve a família delas” diz Filomena, que trabalha na ONG. A idéia da biblioteca itinerante foi tão bem aceita que pessoas que viram a atividade ficaram sensibilizadas e ofereceram doações de livros, contribuindo para as próximas “Carroças da Leitura”.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
27/09/2007
Teatro Fábrica pode encerrar funcionamento
26/09/2007 Balé às escuras
26/09/2007
Pesquisas mostram que projetos musicais ajudam no rendimento escolar
25/09/2007 Associação de bairro lança cartilha para educar moradores
24/09/2007
Bicicleta promete revolucionar transporte público em Paris
24/09/2007
Comunidade Criativa quer lançar eventos culturais para jovens
24/09/2007
Percepção de moradores de Santa Etelvina não reflete dados da prefeitura
21/09/2007
Virada da inclusão
20/09/2007
Primavera dos museus celebra a chegada da estação
20/09/2007 Virada nas estrelas
Mais matérias