HOME | COLUNAS | MAIS SÃO PAULO | RADAR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Radar

28/03/2007
Paulistanos criam Sindicato dos Cachorros

Erika Vieira


Um grupo de moradores do entorno da praça Buenos Aires, localizado no bairro do Higienópolis na cidade de São Paulo, criaram o Sindicato dos Cachorros. O intuito é implantar em áreas verdes uma espécie de playground para os caninos, transporte coletivo no qual os animais possam entrar e uma legislação que respeite os bichos.

O sindicato funciona por meio de um blog na internet, tendo 500 associados que recebem o título de “cachorreiros”. A idéia surgiu para mobilizar as pessoas que pensam no bem-estar dos cachorros. “Vida de cão já era. Hoje os cachorros fazem parte da família”, fala o representante do sindicato, Celso Barbosa.

Os “cachorreiros” se unem para reivindicar infra-estrutura que atenda as necessidades dos caninos, como é o caso do "cachorródromo" que existe na Buenos Aires. Um grande cercado foi construído para que os donos soltem seus cães da coleira e os deixem passear livremente. Uma das propostas é determinar horários para que os bichos possam ser soltos nas praças. Também, pretendem fazer campanhas para que a Cartilha Internacional dos Animais vire lei no Brasil.

Hoje o "cachorródromo" comporta de 30 a 40 cachorros, os “cachorreiros” reclamam que o espaço tornou-se pequeno e esperam que a prefeitura tome providências para ampliar. “Já conseguimos patrocínio privado, mas o Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes) não permite, alegando que o local é tombado”, conta Barbosa.

O movimento que surgiu em São Paulo, agora expande-se para Belo Horizonte e Goiás. “A gente não quer dinheiro, queremos é uma mobilização para protestar. Fizemos o sindicato porque através das associações de bairro ninguém consegue nada”, diz.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
26/03/2007
Homenagem ao percussor do grafite
23/03/2007
Veja os seguintes assuntos relacionados com violência e educação
21/03/2007
Ensinando Direitos Humanitários nas escolas do Rio de Janeiro
15/03/2007
Física mais próxima dos paulistanos ao entardecer
13/03/2007
Jogos da Cidade
08/03/2007
SP tem primeira agência carbono zero da América Latina
07/03/2007
Dia da mulher mais saudável para a mãe paulistana
06/03/2007
Espaço Cultural CPTM terá exposição em homenagem à mulher
02/03/2007
Triunfo do Forró traz tradições nordestinas para o centro da cidade
01/03/2007
Companhia de energia aposta em jovens carentes
Mais matérias