meio ambiente
28/03/2008

Raul Seixas e Frei Caneca serão homenageados com árvores plantadas na rua Frei Caneca

Entidades procuram meios para misturar o verde ao tom cinza da cidade


Keila Baraçal

Depois de elaborar projetos para o plantio de árvores na rua Augusta e na avenida Nove de Julho, a Sociedade dos Amigos, Moradores, Comércio e Serviços de Cerqueira César (Samorcc) está com a intenção de colocar outras 298 mudas ao longo da Frei Caneca. As árvores fazem parte daquilo que a presidente da entidade, Célia Marcondes, chama de “paisagismo urbano.”

E as ações para o aumento da paisagem verde na cidade não param por aí. No Itaim Bibi, por exemplo, o biólogo e coordenador do Grupo Memórias do Itaim Bibi, Helcias Bernardo de Pádua, organiza um trabalho voluntário que permite a identificação, catalogação e implantação de placas em mudas do bairro. A atividade, segundo ele, servirá para resgatar a história do Itaim.

Frei Caneca
“Duas das árvores que serão plantadas servirão para homenagear Raul Seixas e Frei Caneca”, explicou Célia. A muda para o religioso será posta nas imediações da Igreja do Divino Espírito Santo, altura do número 1.047, porque “você liga o nome do frei à igreja”. Já a de Raul Seixas ficará perto do Shopping Frei Caneca, altura do número 570. “Escolhemos este ponto porque sabemos que o Shopping vai ajudar a cuidar da muda. Sabemos também que ele [Raul Seixas] morou e freqüentou bastante a rua”, disse. O projeto para arborizar a região espera agora a ajuda de patrocinadores – em geral, comerciantes.

Rua Augusta e Parque Augusta
As articulações para fazer o Parque Augusta estão caminhando, segundo Célia. No dia 6 deste mês, em segunda audiência pública na Câmara Municipal, representantes do bairro compareceram para tentar transformar em lei o projeto que já existe. “É preciso fazer a desapropriação. Garanto que o preço dela é muito menor do que o benefício que o Parque vai trazer para a cidade”, disse.

A Samorc também está tentando plantar mais mudas de árvores na rua Augusta. “A rua é altamente poluída, precisa de mais verde.” Por ora, há alguns exemplares colocados entre o trecho das ruas Lorena e Oscar Freire. Todas elas foram plantadas com a ajuda da vizinhança e da comunidade.


Itaim Bibi
O intuito é transmitir conhecimento para a comunidade através de um banco de dados para futuras pesquisas dos moradores. Ao todo, já foram identificadas cerca de 101 espécies e, pelo menos, 96 delas já estão catalogadas na biblioteca Anne Frank..

Além das árvores símbolos do bairro, como Gerivá, o local tem outro importante exemplar: o Jequitibá, tombado como patrimônio histórico de São Paulo na década de 90.“A gente sempre encontra alguém que mora na região, conta histórias de vida histórias, da região e histórias das árvores”, disse o professor.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
27/03/2008
Taxa de desemprego se mantém estável em SP, aponta Seade/Dieese
26/03/2008
Amanhã o circo comemora seu dia
26/03/2008
Mímica no metrô
26/03/2008
Parceiros da Educação
26/03/2008 Fundações preparam professor do futuro
25/03/2008
Selo chega para avaliar o grau de acessibilidade em estabelecimentos
25/03/2008
Habilidades não-mensuráveis explicam 80% das diferenças salariais
24/03/2008
Iluminação se transforma em arte
24/03/2008
Entra em vigor pacote contra lentidão
20/03/2008
Confira o talento de Charles da Flauta
Mais matérias