HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

02/05/2006 
Impasse na construção de parque na Rua Augusta

Erika Vieira

A rua Augusta ganhará um parque para que a população possa desfrutar de uma área verde em meio a toda vida urbana que permeia a região. Porém, há o impasse de qual será o tamanho do parque. A Sociedade dos Amigos, Moradores, Comércio e Serviços de Cerqueira César (SAMORCC) reivindica a construção do espaço verde em todo o terreno. Proposta, até o momento inviável, já que a área pertence ao poder privado e para ser transformada totalmente em parque é necessária a desapropriação do terreno de cerca de 24 mil metros quadrados, o que geraria um desembolso de mais de 40 milhão aos cofres do município. Valor que poderia ser utilizado para a criação de oito parques como esse, de acordo com o arquiteto Eduardo Laterza, coordenador do projeto do empreendimento que será construído no terreno.

O proprietário pretende doar 9.916 metros quadrados para a prefeitura oficializar o parque, e o restante será utilizado para a construção de um hipermercado e de um espaço cultural. Decisão questionada pela SAMORCC, a presidente Célia Marcondes diz que a população não precisa de mais comércio no local e sim de ar puro para respirar.

O futuro parque ocupará o espaço do desativado Colégio francês Des Oiseaux (altura do nº 400), que em português significa Parque dos Pássaros, nome proposto pelo professor Cândido Malta Filho, titular da faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, responsável pela elaboração do projeto urbanístico do parque.

Um plano de revitalização da rua Augusta já está em vias de ser colocado em prática e segundo a SAMORCC, a construção de um hipermercado não estava inclusa na reforma. “É um megaempreendimento, a maquete mostra que é um grande mercado, é assustador”, diz Célia Marcondes. Para a SAMORCC esse comércio aumentará a circulação de caminhões com a carga e descarga de mercadorias, trânsito que a rua não comporta trazendo perturbação à população.

”Não queremos trazer transtorno nem para os passarinhos”, fala Laterza. Por isso, baias de ônibus serão criadas e o tempo dos semáforos serão reduzidos, entre outras medidas, para melhorar a fluidez do trânsito. Uma pesquisa mostra que grande parte do público do mercado reside no bairro de Higienópolis, o que significa que não circulariam pela Augusta, pois podem entrar na loja pela Marquês de Paranaguá e sair pela rua Caio Prado. Quanto aos caminhões serão estacionado de baixo do prédio evitando barulho. “O mercado não vai contra a revitalização, ao contrário ajudará, pois os hotéis e comércio da região estão fechando e a rua está se denegrindo. O que existe hoje é o trafico de drogas e a prostituição”, alega o arquiteto Eduardo Laterza.

A inauguração do hipermercado está marcada para meados de 2007 em comemoração ao centenário do Colégio Des Oiseaux. Neste sábado (06/05) a SAMORCC pretende reunir em torno de 300 pessoas no local para pedir a utilização de toda área para o parque, que para eles deve ser chamado de Parque da Augusta.

   
 
 
 

ANTERIORES
27/04/2006
 Escola no Hospital do Câncer
27/04/2006
 Uniforme Escolar bem na foto
25/04/2006
 Conservatório de Guarulhos oferece cursos de música para cegos e surdos
20 /04/2006
 No 21 de Abril a Cidade Tiradentes faz 22 anos
13 /04/2006
 Bem-te-vi dissemina sementes em São Paulo
07 /04/2006
 Professores da rede pública aprendem educação comunitária no Museu da Língua Portuguesa
06 /04/2006
 Praça Charles Miller vira estacionamento especial
05 /04/2006
 Bienal recebe I Feira Nacional de Economia Solidária
31/03/2006
 Plantação de árvores em Sampa no Guiness Book
30 /03/2006
 Sangue traz “Mais Vida” para a cidade
28 /03/2006
 Alunos serão “regados” com boas informações para preservar a água