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turismo sexual
30/11/2004
Brasil terá campanha contra prostituição infantil

BRASÍLIA. Quase dois anos após o presidente Lula assumir o governo e determinar a seus ministros uma dura ofensiva contra a prostituição infantil, o Ministério do Turismo fará sua primeira campanha contra o turismo sexual voltada para a exploração de crianças e adolescentes. A campanha deve ser lançada amanhã, na abertura do Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, em Salvador, com a presença do próprio Lula, mas até ontem a estratégia de comunicação não estava completamente fechada.

O ministério estima que deverá gastar pelo menos R$ 3 milhões. Com os lemas “Conscientize, mobilize” e “Brasil, quem ama protege”, a campanha começa a ser veiculada no próximo dia 5 em emissoras de televisão, jornais e revistas. Também serão exibidos filmes em aviões comerciais e distribuídos panfletos em praias e aeroportos. A idéia é mostrar ao turista de que ele também é responsável pela proteção das crianças.

O vídeo para a TV terá um minuto de duração. A mesma seqüência será exibida em vôos domésticos e internacionais, em seis línguas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e holandês. O dinheiro a ser gasto com a campanha sairá da conta de publicidade do ministério. Se fosse depender de outra fonte de custeio, a ofensiva de comunicação tardaria ainda mais. Embora seja uma das prioridades do governo escolhidas pelo próprio Lula, para este ano o ministério tinha apenas R$ 250 mil no orçamento destinados ao combate ao turismo sexual.

Em 2003, o combate à exploração sexual de crianças foi anunciada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, como a prioridade da Polícia Federal. Mas a maior operação que se tem notícia para coibir esse tipo de crime ocorreu no início de 2003, perto do carnaval.

"A prostituição no Brasil vai acabar. O presidente deu instruções severas", anunciou Bastos, em janeiro do ano passado.

Parte da nova campanha será apresentada amanhã ao presidente pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, na solenidade de abertura do fórum. Mas, até ontem, o ministério não tinha dados exatos a respeito do que será feito. Em entrevista de manhã, o chefe de gabinete do ministro, Sidney Costa, divulgou uma lista de aeroportos onde a campanha será feita. Na relação não constavam aeroportos como o de Guarulhos (São Paulo) e o de Confins (Minas Gerais). O próprio Costa, que recebera as informações pouco antes, se surpreendeu.

"Isso está errado. Vamos consertar".

À tarde, a assessoria do ministério informou que os dados estavam equivocados e que ainda não havia sido fechado o plano de mídia, o que ocorreria apenas à noite. As principais peças da campanha trazem imagens de crianças. Temendo suscitar polêmicas, Costa informou tratar-se de artistas, devidamente “autorizados pelos responsáveis e pelo Ministério Público”.

O Ministério do Turismo admite que o problema do turismo sexual se alastra pelo país e que não tem condições de rastrear totalmente a atividade, que funciona a pleno vapor. Não há sequer estimativas oficiais sobre o número de turistas que viajam à procura de sexo. No início deste ano, relatório divulgado pela ONU apontou a existência de 241 rotas de tráfico de crianças para prostituição no Brasil.

RODRIGO RANGEL
do jornal O Globo

   
 
 
 

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