HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna
O primeiro emprego a gente esquece

“Na verdade, não sou mais estudante, portanto, não teria idade para crises existenciais. Afinal, estou às vésperas de completar 24 anos. Sou jornalista, graduada, em 2003, pela Universidade Federal do Ceará.

Até terminar minha faculdade, nunca tive crises sobre que carreira seguir. Desde os 14 anos, já falava em ser jornalista. Na hora da inscrição do vestibular, em momento algum hesitei em fazer jornalismo. Na faculdade, a cada reportagem, a cada texto, a cada estágio, aumentava a certeza de minha vocação.

Agora, graduada, com diploma na mão e um emprego, estou em crise! O emprego nem de longe é o que eu gostaria, mas foi a oportunidade que surgiu. Adoro escrever e sinto um prazer imenso ao redigir um texto, uma matéria, uma reportagem. Agora, estou na assessoria de um deputado estadual. Sou assessora de comunicação e é algo que não me satisfaz.

Nos momentos de desespero e de tédio, penso em fazer outra faculdade como Direito, Turismo, Psicologia . Mas, vejo que o que gosto mesmo é de jornalismo impresso.

Sei que emprego não está nada fácil, ainda mais nessa área. Ainda mais aqui em Fortaleza, onde há apenas três jornais e os critérios de seleção não são justos. Na maioria das vezes, é o famoso QI (Quem Indica). Tem que ser amigo do editor, do fulano de tal, e nessa, certamente, as pessoas que acabam ocupando essas vagas não são as mais capacitadas.

É triste essa realidade. É mais triste ainda ver sonhos nos quais você acreditou piamente desaparecerem, na mesma proporção em que desaparecem os empregos, as oportunidades. A desilusão é geral. E para completar, aliada à falta de emprego, tem a baixa remuneração. Aqui o piso da categoria é R$ 900. Dá para pensar em sair da casa dos pais, ter independência, casar, constituir uma família com um salário desses? Se der, alguém me explique como”,

Líbia Ximenes- libiaximenes@hotmail.com

 
 
 

MAIS OPINIÕES:
30/04/2004
PT toma lição de realidade
26/04/2004
Forças Armadas tiram jovens do crime?
26/04/2004
Professor-doutor desocupado
20/04/2004
Um magnífico exemplo de incompetência
19/04/2004
Repetência é coisa de pobre
14/04/2004
Entre a ilusão e o desespero
13/04/2004
Guerra civil não declarada
13/04/2004
Lula acha que a culpa é da vítima
11/04/2004
Soltem os animais
06/04/2004
Escola de diretores: boa idéia do governo Lula