.

,

              
 
HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna
Você, caro leitor, faz parte do Clube dos 20%

“Estamos em um país que assistir Big Brother é mais importante do que saber dos noticiários do dia”,
Glauce Ferreira, Santa Bárbara d' Oeste – SP- gluaceweezer@yahoo.com.br

“A quem interessa um povo ignorante? A um governo corrupto”,
Antônio Carlos Jannini Bartholomei neno@tdkom.com.br

“Talvez o brasileiro seja mesmo ignorante por não confiar nem no governo e muito
menos na mídia”,

Fabrício Nicolato - fabricio@dsce.fee.unicamp.br

“Se quisermos poderemos fazer a diferença na hora de sensibilizar e pressionar os governantes para mudar este quadro alarmante”,
José Carlos de Paiva, Curitiba – PR -jcdepaiva@uol.com.br

“Que mídia é essa que não cogita a possibilidade de Waldomiro ter agido por conta própria usando o nome do PT e de Rosinha? Porque tantas criticas contra o PT e nenhuma crítica contra Rosinha?”,
Juan Cordovez, Aracaju-SE - jotag@infonet.com.br

“Não seria interessante pensar numa forma do Clube dos 20% tentar enriquecer a mente dos brasileiros? Sendo que este tem maior acesso a informação e influência na opinião publica”,
Ainá

“Infelizmente, há quem ache que o melhor é ser ignorante. Para que pensar? É mais fácil sentar na frente da TV e ter tudo mastigado. É mais fácil mudar o canal quando o assunto desagrada, ou não interessa. É mais fácil falar de futebol. É mais fácil prestar atenção na novela, no programa de humor de baixo nível. È mais fácil e sempre será”,
Luciane de Castro, São Paulo-SP

“Governo vai, governo vem, e a educação fica nas prateleiras da burocracia”,
André Ribeiro de Mendonça, Barretos - SP - andreribeiro@mdbrasil.com.br

“Se Deus, realmente, criou todas as coisas, deve adorar a mediocridade. Do Contrário, não a teria fabricado em tão grande quantidade”,
Alexander Bedin, Caxias do Sul – RS

“Somente duas coisas tirarão o Brasil desse caos: educação e combate à corrupção”,
Fernando Henrique Baldissera, São José do Rio Preto - SP- joaojb@terra.com.br

“Há alguma razão para fazer pesquisas de opinião que só serão lidas pelos 20%?”,
Marô de Freitas, Goiânia – GO - maro@cultura.com.br

"Penso que a democracia, mesmo neste cenário, produz exatamente o extrato da sociedade que a adotou. Pior seria uma ditadura, seja da minoria informada, seja da maioria ignorante. Pobre país que não vê a educação das crianças como prioridade",
Luiz- valero@uol.com.br

”Jeitinho brasileiro é atributo de rico e de pobre”,
José Carlos Frias de Oliveira - jcfrias@terra.com.br

“É uma pena, que as pessoas só comam por mãos alheias e não buscam as informações na fonte”,
J. Batista-jbsilvapr@uol.com.br

“A quem caberia (Se Não Aos Comunicadores E Profissionais Da Imprensa) a tarefa de tornar mais adequada e compreensível a informação?. É preciso encontrar outras formas de comunicação, informação e educação para a parcela marginalizada do nosso país”,
Cássio Luiz Pinto, Marília – SP- drcassio@unimedmarilia.com.br

“Se mal e porcamente os integrantes do tal Clube dos 20% entendem,com alguma precisão, o que se passa no cotidiano político-econômico brasileiro, imagine quão reduzido é o número dos que se encaram conscientes de outros aspectos um pouco mais profundos e obscuros”,
Ricardo Cagliari Bicudo - ricardocbicudo@terra.com.br

“Temos analfabetos funcionais de monte e isso é uma triste realidade que precisamos combater. Agora, eu não posso concordar com essa postura de querer atrelar e descredenciar o partido político PT, que vem mantendo uma postura e comportamento político exemplar (e que a pesquisa do datafolha mostrou que a maioria da população acredita) com o analfabetismo ”funcional”,
Rudá Moura- ruda@d00dz.org

“O que vocês, inteligentes jornalistas, farão para reverter este quadro?Ou vocês vão querer ver nosso país enterrado para todo o sempre no analfabetismo, na corrupção, na violência, na devastação do meio ambiente, etc.”,
Sergio - sergiovargas@uol.com.br

“Lia o artigo e ficava pensando em como programas como "Big Brother Brasil" têm o poder de alienar e de "encantar com o delírio embalado pelo marketing". Programas que são feitos para vender produtos, e como bônus, dâo de graça um caldo de cultura da pior qualidade. Vendem boçalidade, preguiça e estímulo ao ganho fácil. Se considerarmos que o efeito BBB e ramificações invade até grande parcela dos tais "20%"... estamos em maus lençóis",
Eduardo Britto, São Paulo – SP

“Não procuro e nem procurarei saber dele ou de qualquer outro caso político-partidário porque cansei-me da política brasileira e internacional. Falar de PIB, política e partidos não entra mais em minha lista de leituras diárias”,
Maria Odila Goulart - sapecamadalena@uol.com.br

“Uma ação firme deveria ser mobilizada por parte da sociedade no sentido de tornar mais acessível o custo do jornal. Postos de reciclagem de jornais já lidos deveriam ser criados para ampliar o acesso à informação”,
Christian Smera

“Acontece que muitos brasileiros fogem das noticias sobre política.Sendo assim, seria normal ignorar a gangue de Brasília”,
Fernando Saldanha - fernandosaldanha@uol.com.br

 
 
 

MAIS OPINIÕES:

02/03/2004 Trabalhadores do bingo têm direito a aviso prévio
01/03/2004
Por que o Brasil não explode?
25/02/2004
Lula está tentando a sorte no bingo
19/02/2004
A estranha lógica do PT
17/02/2004
Crianças não são animais
16/02/2004
Dirceu ainda tem futuro?
16/02/2004
O escândalo do bicho
10/02/2004
Fome Zero, ladroagem 100
03/02/2004
A irresistível oferta dos traficantes
19/01/2004
Fim da esculhambação